Pedro Cine Fotos
Divinópolis e Região

Em assembleia, SindUTE/MG decide manter greve dos professores

Por: Rádio 94FM 11/04/2018 9:05

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG) definiu em assembleia na tarde da última terça-feira (10) em Belo Horizonte a continuidade da greve, iniciada no dia 8 de março.

Na assembleia estadual, foi avaliada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela Assembleia Legislativa e que tem como objetivo inserir o Piso Salarial na Constituição do Estado e, com isso, transformar essa questão numa política de Estado. A proposta foi aprovada por 43 dos 57 comandos regionais presentes na parte da manhã. No período da tarde, a assembleia estadual avaliou de forma positiva a PEC, considerando que a proposta pode dar a garantia de que o Piso Salarial seja incluído na Constituição do Estado.

O sindicato vai se reunir com a presidência da Assembleia para verificar o procedimento e cronograma para a tramitação da PEC. Sobre a continuidade da greve, os trabalhadores optaram pela continuidade como forma de pressionar o Estado quanto as reivindicações: pagamento do Piso, fim do parcelamento dos salários, o parcelamento do 13º salário, uma série de retroativos do Piso Salarial que ainda o governo deve à categoria, os problemas e sucateamento do IPSEMG, retroativos de férias-prêmio, carreira, promoções e progressões que não foram pagas, assim como o retroativo do ADVEB, Adicional de Valorização da Educação Básica.

Em Divinópolis, são quatro escolas estaduais no movimento, duas de forma integral (E.E. Dona Antônia Valadares e E.E. Joaquim Nabuco) e outras duas de forma parcial (E.E. Antônio da Costa Pereira e E.E. Patronato Bom Pastor). A assembleia municipal será realizada nesta quarta-feira (11), às 9h30 na Escola Estadual Joaquim Nabuco, no Centro. A próxima assembleia estadual será realizada no dia 18 de abril, às 14h no Pátio da Assembleia Legislativa em Belo Horizonte.

%d blogueiros gostam disto: