28 Congresso
Divinópolis e Região

Escola estadual em Divinópolis inicia curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras

Por: Rádio 94FM 05/03/2018 11:05

A Escola Estadual Dona Antônia Valadares, em Divinópolis, recebeu cerca de 200 pessoas para a palestra inaugural do curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras. Os participantes haviam se candidatado para o preenchimento das 40 vagas disponíveis para esta formação específica, ofertada pela Rede Estadual de Educação Profissional do Governo do Estado de Minas Gerais. As aulas tiveram início no dia 1º de março e serão realizadas no período noturno.

Durante o evento, os candidatos ao curso foram informados sobre os objetivos, a carga horária, a ementa e a estrutura do processo formativo. O superintendente regional de ensino de Divinópolis, Sílvio Faria Novais, e a analista pedagógica Márcia Helena Silva abriram o evento ressaltando a importância da realização do curso, tanto no sentido da democratização do acesso à educação profissional e tecnológica, quanto no que se refere aos esforços pela promoção de uma educação básica mais inclusiva.

Graciele Karlen Pereira Maia, professora graduada em Letras Libras e que integrará o corpo docente do curso, deu continuidade à palestra apresentando o amplo campo de trabalho que pode ser explorado por tradutores e intérpretes de Libras, bem como a responsabilidade deste profissional, que deve ser capaz de produzir uma interpretação neutra, imparcial e fidedigna das mensagens.

Cerca de 200 pessoas participaram a palestra inaugural do curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras. Foto: Andréia Mendes

Cerca de 200 pessoas participaram a palestra inaugural do curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras. Foto: Andréia Mendes

Os componentes curriculares presentes no curso demonstram que a formação dos alunos deverá abranger variadas possibilidades de atuação profissional. Destacam-se temáticas e abordagens como Prática de Tradução; Comunicação e Expressão; Interpretação Comunitária; Interpretação em Eventos; Interpretação e Tradução para a área Educacional.

Ao final do encontro, o diretor da EE Dona Antônia Valadares, Kênio Cristino Borba, realizou o sorteio de 50 pessoas, dentre os inscritos presentes, para a composição da turma de cursistas. Os 40 primeiros serão matriculados para início das aulas em 1º de março. Os dez sorteados remanescentes poderão ser chamados para matrícula caso haja alguma desistência do curso.“É importante que os alunos contemplados se comprometam com o curso, pois o mesmo terá duração de dois anos, consistindo em uma oportunidade de formação profissional específica muito requisitada, que nunca antes foi oferecida gratuitamente em nossa região”, conclui o diretor da escola.

Dentre os participantes, 40 foram selecionados para iniciar o novo curso na E.E. Antônia Valadares. Foto: Andréia Mendes

Dentre os participantes, 40 foram selecionados para iniciar o novo curso na E.E. Antônia Valadares. Foto: Andréia Mendes

Além de Divinópolis, o curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras está sendo ofertado na rede estadual, pela primeira vez, em outros quatro municípios: Belo Horizonte, Passos, Uberaba e Uberlândia. Em Belo Horizonte, as aulas acontecerão nas escolas estaduais Francisco Sales e Maurício Murgel, ambas referência no atendimento de estudantes com deficiência da fala e audição.

Por Andréia Mendes (SRE Divinópolis)

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: