Encontro
Amirt

Anatel vai bloquear celulares piratas a partir de 2018

Por: Agência Amirt 28/11/2017 11:38

Celulares falsificados (os piratas) vão ser bloqueados em 2018 pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Na última quinta-feira (23), foi aprovado o cronograma de implantação do bloqueio de novos terminais móveis irregulares. Conhecido como SIGA, o projeto busca coibir a comercialização de celulares sem certificados da agência.

As empresas de telefonias móveis participam do projeto para combater o uso de Smartphone clonados, ou adulterados. Uma das preocupações da ANATEL é acabar com celulares com o IMEI clonado. IMEI é a identidade de cada aparelho, e quando roubado ou perdido, pode ser rastreado por um código.

Em um mundo cada vez mais tecnológico e com o aumento do número de pessoas com o celulares em mãos, às vezes passa despercebido se o aparelho é original. O código IMEI equivale ao chassi de um veículo, ou seja, único.

imei-consulta

Basta discar e conferir os números da tela com a caixa para saber se o celular é original ou não

Para consultar se o Smartphone é válido, basta digitar *#06# e verificar o código com o adesivo da caixa. Se os números forem iguais, pode ficar tranquilo que o telefone é regular. Se os números não batem, o celular pode ser falsificado.

A implantação do projeto terá dois processos. O primeiro são as mensagens de aviso a quem possui telefones piratas e o segundo, o bloqueio. O Projeto SIGA começa a ser implantado em fevereiro do ano que vem em Goiás e Distrito Federal. Minas Gerais vai receber a medida de acabar com a comercialização de celulares piratas entre janeiro e março de 2019.

Acesse aqui o cronograma SIGA

Anexos para downloads:

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: