Associação das Cidades Históricas renova presidência; divulgação do patrimônio cultural do estado é uma das prioridades

Ao todo, os 30 municípios que integram a associação representam cerca de 60% do patrimônio histórico cultural tombado em Minas


Na tarde da última quinta-feira (07), dezenas de prefeitos e secretários de cultura que compõe a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) realizaram a eleição da nova diretoria da entidade para o biênio 2019-2020, na sede da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), em Belo Horizonte. Na ocasião, o antigo presidente, José Fernando Aparecido de Oliveira, prefeito de Conceição do Mato Dentro, na região central de Minas, foi reeleito para o cargo.

Junto com José Fernando, a diretoria da associação será composta por Wirley Rodrigues Reis, prefeito de Itapecerica, no Centro-Oeste, como primeiro vice-presidente. Para segundo vice-presidente, Olavo Condé, prefeito de Paracatu, no Noroeste de Minas, foi eleito.

Primeiro vice-presidente da associação, Wirley Rodrigues, presidente José Fernando Aparecido e Isac Arruda, secretário de Cultura representando o segundo vice-presidente, Olavo Condé, prefeito de Paracatu
Primeiro vice-presidente da associação, Wirley Rodrigues, presidente José Fernando Aparecido e Isac Arruda, secretário de Cultura representando o segundo vice-presidente, Olavo Condé, prefeito de Paracatu

O trabalho de José Fernando à frente da Associação das Cidades Históricas fez com que ele fosse reeleito para o cargo, de acordo com Ana Alcântara, secretaria executiva da associação. “Ele foi reeleito presidente por aclamação porque tem feito um trabalho de muito respeito ao nosso patrimônio cultural, a nossa história”, explica Ana.

Entre os projetos que vão entrar em pauta na nova gestão estão a produção do diagnóstico/censo das cidades históricas, apresentando dados precisos de cada município, com informações de população, principais atrativos, arrecadação, fluxo de turismo, investimentos, arrecadação com turismo e patrimônio cultural, manifestações culturais, entre muitos outros dados. Esse diagnóstico servirá para os próximos projetos a serem desenvolvidos em conjunto pelos municípios e a entidade.

Prefeitos e secretários de turismo durante a posse do presidente reeleito na sede da Amirt
Prefeitos e secretários de turismo durante a posse do presidente reeleito na sede da Amirt

Parcerias com veículos de mídia

Nos últimos anos, a Associação das Cidades Históricas realizou parcerias para divulgar e promover os municípios. Algumas cidades foram tema do programa “Terra de Minas”, da TV Globo, e a associação ainda tem uma parceria com a Amirt e semanalmente produz o programa “Cidades Históricas”, no Portal Amirt, disponibilizado para centenas de emissoras de rádio em Minas Gerais. A associação das Cidades Históricas ainda faz a divulgação dos eventos e atrativos das cidades no jornal O Tempo.

O intuito das parcerias é enaltecer a cultura e as riquezas das cidades e atrair o turismo. “São parcerias de sucesso e de resultados. Com isso, nós temos aumentado o nosso fluxo turístico, nas nossas cidades históricas, em função destas parcerias”, comenta José Fernando, presidente reeleito.

Para mais informações sobre as 30 cidades históricas que fazem parte da associação acesse a página das cidades históricas. 

Por: Victor Veloso

(Com supervisão de Patrícia Marques) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar