Anuncie
Amirt

Colesterol: Entenda o papel da substância no organismo

Por: Agência Amirt 09/02/2019 10:00

O corpo humano precisa de gordura para funcionar. E o colesterol desempenha funções importantes: ele faz parte da membrana que protege nossas células e é usado na produção do estrógeno e da testosterona. Apesar de ser produzido dentro do nosso corpo, também ingerimos colesterol por meio dos alimentos que consumimos. Ele é dividido em HDL, conhecido como bom colesterol e LDL, chamado de colesterol ruim. O endocrinologista Delmir Rodrigues explica o porquê.
“O LDL, que é o colesterol ruim, ele tem que estar controlado e em níveis mais baixos. Porque se estiver em níveis mais baixos. Esse LDL em excesso vai trazer doenças do coração, doenças do cérebro, entre outras. Ainda mais quando associado a alcoolismo e tabagismo. Já o HDL, que é o colesterol bom, tem a capacidade de filtrar no nosso organismo a quantidade de colesterol ruim que é o LDL. Então esse HDL tem que estar em níveis elevados”.


Praticar exercícios físicos e ter uma alimentação rica em frutas e verduras e carnes magras é uma forma de elevar os níveis do bom colesterol. O ideal é equilibrar a ingestão tanto do HDL quanto do LDL. Afinal, a ausência do colesterol pode levar a deficiências no organismo, como enfatiza o especialista.
“Algumas pessoas que tem irregularidades alimentares e alguns níveis de destruição pode ter um transtorno hormonal quando o colesterol está muito baixo. Então a gente não deve ser tão radical. A gente deve ingerir um pouco de gordura e de preferência uma gordura benéfica: carne de peixe, carne branca e até mesmo a carne vermelha, mas de preferência grelhada, nada frito. Porque é necessário um pouco de gordura no nosso organismo para metabolizar principalmente os hormônios. Então assim: ter uma dieta completamente restritiva, sem gordura, também não é saudável”.


Os níveis de colesterol são detectados por meio de exames de sangue. Se você fuma, faz uso frequente de bebidas alcoólicas, está acima do peso ideal ou se tem histórico de “colesterol alto” na família, procure um profissional de saúde e siga o tratamento indicado.


Reportagem, Aline do Valle.

Anexos para downloads:

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: