Compras online atraem cada vez mais consumidores, afirma levantamento

Informática, transporte particular e comidas delivery estão entre os produtos mais procurados


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As ferramentas trazem mais facilidade para o consumidor

Os smartphones estão realmente conquistando cada vez mais os brasileiros, e com tamanha modernidade, tem mudado inclusive os hábitos de consumo das pessoas. Prova disso é um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) juntamente com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nas principais capitais do país, nos últimos 12 meses. O levantamento aponta que 51% dos internautas fizeram compras utilizando aplicativos e que alguns já preferem o WhatsApp, ao invés do tradicional telefone para manter contato com os vendedores.

Os produtos e serviços que as pessoas adquirem pela internet são os mais variados. Entre os três mais procurados pelos internautas estão eletrônicos e itens de informática (44%), serviços de transporte particular (39%) e vestuário (36%). Outros produtos e serviços bastante procurados pelos internautas são comidas delivery, atividades de lazer e produtos de beleza.

A explicação para a compra dos serviços por meio de aplicativos é a comodidade e agilidade da compra online, porém, 44% dos entrevistados afirmam que a compra online tem um lado negativo: a tela pequena dos smartphones.  Outro ponto que ainda deixa os consumidores intrigados é quanto a segurança dos aplicativos.

Segundo José Cesar da Costa, presidente da CNDL, os dados da pesquisa não deixam dúvidas quanto ao futuro do comércio virtual. Para o presidente da entidade, as pessoas utilizaram cada vez mais os aplicativos para fazer compras e analisar preços.

 

WhatsApp tem se tornado o principal canal de comunicação

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O aplicativo de mensagens que sofreu algumas adaptações nos últimos anos, permite a troca de mensagens e áudios acompanhados de fotos e vídeos, além de possibilitar chamadas de áudio e vídeo, facilitando o contato entre vendedor e cliente. Segundo o levantamento, 44% dos entrevistados já utilizaram o WhatsApp para se comunicar com uma loja ou vendedor. Destes, 73% afirmam que houve retorno por parte do estabelecimento.

V.V

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