Dia Mundial da Saúde: Pilates traz melhorias para corpo e mente

Neste domingo, dia 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada para conscientizar a população quanto a preservação da saúde.

O Pilates, modalidade esportiva criada por Joseph Pilates para equilibrar mente e corpo, é crescente no país. “A diferença entre o método Pilates para as demais atividades esportivas é o uso do peso corporal. O Pilates enfatiza sempre o centro de força, que é conhecido como Power House, e nisso ele evidencia o trabalho respiratório, a concentração e o equilíbrio, melhorando a postura do indivíduo”, explicou a fisioterapeuta e professora de Pilates Vanessa Zamperlini.

A atividade pode trazer diversos benefícios para a mente e para o corpo de quem pratica. “O Pilates melhora o tonos muscular, auxilia na redução das dores ou total desaparecimento, aumenta o nível de concentração e de flexibilidade muscular, corrigi a postura e melhora a coordenação motora. Hoje sabe-se que, através de estudos, que o Pilates é um importante aliado para combater a insônia, a ansiedade e a depressão. Ele cativa tanto o trabalho respiratório que ensina a pessoa a relaxar, a acalmar, a concentrar e a manter os movimentos mais fluidos e isto tudo vai interferindo na questão destas doenças psicossomáticas”, destaca a fisioterapeuta.

Além disso, o Pilates é indicado para qualquer faixa etária. “Não possui contraindicações para realizar a atividade. Claro que vai depender do que o médico falar, o tipo de diagnóstico, a doença. Tudo isso tem que ser passado para o fisioterapeuta ou educador físico que estiver ministrando as aulas, para que monte uma ficha com uma prescrição de exercícios adequados para esta pessoa”, afirma Vanessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar