Expectativa de inflação dos consumidores recua 0,2 ponto percentual em dezembro

Os consumidores estão acreditando em uma alta de preços mais moderada para os próximos 12 meses. A expectativa de inflação dos consumidores brasileiros, medida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), recuou 0,2 ponto percentual em dezembro se comparada ao mês de novembro, alcançando 5,4%.

Em relação a dezembro de 2017, o recuo foi de 0,4 ponto percentual. A queda do indicador geral foi influenciada principalmente pela expectativa de inflação das famílias mais ricas.

O índice foi divulgado, nesta quinta-feira (20), pela FGV.

De acordo com a pesquisa, a parcela dos consumidores que projetaram valores dentro dos limites considerados de tolerância, de 3% a 6% da meta de inflação, se manteve relativamente estável. Já a proporção de consumidores projetando valores abaixo do limite inferior, de 3%, subiu 1,6 ponto percentual. E a parcela dos que esperam uma inflação acima do limite superior, de 6%, diminuiu de 33,8% para 32,1%, o que significa a menor proporção nos últimos seis meses.

Esse ligeiro otimismo foi registrado em todas as faixas de renda, com exceção das famílias com renda mensal de até R$ 2.100, que registraram expectativa 0,1 ponto percentual acima da de novembro.

*As informações são da Rádioagência Nacional.

G.J

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar