Anuncie
Amirt

Governo assina convênio que prevê construção de Usina Híbrida

Por: Agência Amirt 08/03/2018 14:51

No valor de R$ 24,4 milhões, o convênio prevê a instalação da primeira usina híbrida de geração de energia elétrica do país, que deve atender a 1.250 famílias de 21 cidades.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou nesta quinta-feira (08), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, um convênio entre a Cemig e o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB). No valor de R$ 24,4 milhões, ele prevê a instalação da primeira usina híbrida de geração de energia elétrica do país, que deve atender a 1.250 famílias de 21 cidades. A previsão é de que já no próximo ano a energia gerada pela nova usina já esteja sendo distribuída.

O reservatório de água da Pequena Central Hidrelétrica (PHC) Santa Marta será coberto por células fotovoltaicas flutuantes, que vão compor uma nova fonte de geração de energia limpa, com capacidade de 1,2 MWp. A estrutura será conectada à usina de geração hidrelétrica, com capacidade de 1MW, que já existe no local, por meio de sistemas de controle de automação.

Este sistema de geração híbrida já existe na Ásia, no Japão e China, e em outros países avançados, mas será pela primeira vez implantado no Brasil. Os equipamentos tecnológicos foram desenvolvidos pelas empresas do Grupo Cemig: Axxion e Efficientia, além PUC-MG.

A operação da Usina será de responsabilidade do MAB. No início das operações, integrantes do movimento irão trabalharão junto de técnicos e especialistas da Cemig e das empresas prestadoras dos equipamentos tecnológicos.

Este é o maior convênio de desenvolvimento firmado entre uma estatal brasileira e movimentos sociais. Além disso, o projeto é um marco para a Cemig, já que aponta um novo modelo de geração de energia e negócios. A medida promove também o desenvolvimento econômico e social da região e das populações próximas aos empreendimentos.

 

Por: Gabriel Rezende (sob supervisão da jornalista Patrícia Marques)

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: