Pedro Cine Fotos
Amirt

Hoje é dia da televisão

Por: Agência Amirt 11/08/2017 14:02

O Dia da Televisão é comemorado em 11 de agosto desde o ano de 1958

tv

No dia 11 de Agosto é comemorado o Dia da Televisão. No entanto, a data não está relacionada com a invenção do aparelho de TV, mas sim com a morte de Santa Clara de Assis, responsável pela fundação da ordem feminina franciscana. Santa Clara morreu no ano de 1253.

A data foi escolhida em homenagem à Santa, relacionando a memória de sua morte com a popularização da televisão. De acordo com o catolicismo, Santa Clara se encontrava impossibilitada de assistir a missa matinal transmitida no dia de Natal, e conta-se que, milagrosamente, a Santa conseguiu ver e ouvir de forma inexplicável, tudo que passava na missa daquele dia. Para a Igreja Católica essa história é nobre e de fé.

O Papa Pio XII, que enxergava a TV como um fenômeno extraordinário, passou a comparar o milagre de Santa Clara com o acontecimento do avanço da televisão. A partir disso ele sugeriu comemorar o Dia da Televisão no dia em que se relembra o dia da morte da Santa.

No Brasil, a televisão surgiu na década de 1950, através do empresário Assis Chateaubriand, fundador da primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. O Brasil recebeu os primeiros modelos de TV e teve as primeiras empresas de televisão criadas nessa década.

%d blogueiros gostam disto: