IGP-10 sobe 1,4% em março, segundo FGV

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou taxa de 1,4% em março deste ano, depois de uma inflação de 0,4% em fevereiro.

Com o resultado de março, o indicador acumula taxas de 1,54% no ano e de quase 8% em 12 meses. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A alta da taxa de fevereiro para março foi provocada principalmente pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo, que passou de 0,4% em fevereiro para 1,93% em março. O aumento foi puxado sobretudo pelo subgrupo alimentos in natura.

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, cresceu de 0,38% em fevereiro para 0,48% em março. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram aumento. O destaque foi o grupo Alimentação, cuja taxa passou de 0,66% para 1,05%. O item hortaliças e legumes foi o que mais contribuiu para o resultado. Em contrapartida, os grupos Educação, Leitura e Recreação, Habitação, Despesas Diversas e Comunicação ficaram com preços mais baixos.

Outro componente do IGP-10, o Índice Nacional de Custo da Construção recuou de 0,41% em fevereiro para 0,07% em março.

Anexos para downloads:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: