Levantamento da Deloitte aponta que quase três bilhões de pessoas ouvem Rádio no mundo

Instituto também prevê que receita mundial vai chegar a US$ 40 bilhões em 2019


A Deloitte divulgou um estudo no final do ano passado (dezembro) em que aponta números importantes para o Rádio em todo mundo. Segundo a agência americana, quase três bilhões de pessoas ouvem Rádio todos os dias no mundo. Além disso, um levantamento estima que o investimento no meio em 2019 vai chegar em quase US$ 40 bilhões, aumento de 1% em relação a 2018.

O estudo da Deloitte mostrou que mais de 85% da população adulta ouve rádio pelo menos uma vez na semana, resultado que é igual ao levantado em 2018. Com isso, a agência estima que quase 3 bilhões de pessoas em todo o mundo vão ouvir rádio semanalmente.

Audiência do Rádio entre jovens tem aumentado em todo o mundo

Outro dado importante registrado pela Deloitte é que, ao contrário de outras formas de mídia tradicional, o Rádio continuará a ter um desempenho relativamente bom entre os mais jovens. Nos Estados Unidos, por exemplo, a estimativa é que mais de 90% dos jovens de 18 a 34 anos ouçam Rádio pelo menos uma vez por semana em 2019.

Essa faixa etária também deve ouvir Rádio por cerca de 80 minutos por dia. Em contraste, a audiência de TV entre os jovens de 18 a 34 anos nos Estados Unidos está caindo a três vezes mais em relação ao Rádio. O levantamento ainda aponta que até 2025, os americanos de 18 a 34 anos provavelmente passarão mais tempo ouvindo Rádio do que assistindo TV tradicional.

 

Alcance no Rádio tem se mantido estável nos Estados Unidos e no Canadá

O alcance semanal do Rádio tem permanecido estável nos Estados Unidos. Desde 2001, o meio alcança 94% da população. No Canadá, esse número é um pouco menor, com 86%. Além disso, em agosto de 2018 foi publicado outro estudo da Deloitte que constatou que, das pessoas que relatam ouvir a rádio ao vivo, mais de 70%o dizem que ouvir todos os dias ou na maioria dos dias.

Essa tendência é constatada tanto para os Estados Unidos quanto para o Canadá, e em todas as faixas etárias. A maioria dos ouvintes de rádio está sintonizando como parte de suas vidas diárias.

Citando o rádio canadense como curiosidade, a receita entre emissoras privadas e públicas, incluindo rádio via satélite vem se retraindo gradualmente. De 2012 a 2016, a receita total de rádio canadense caiu 1%, para 2,2 bilhões de dólares canadenses (US $ 1,1 bilhão).

No entanto, se excluir o rádio do setor público (cuja receita foi reduzida), o declínio na receita de rádio privada foi de apenas 1,1% ao ano, enquanto o rádio via satélite vem crescendo cerca de 6% ao ano.

Informações: Tudo Rádio e Deloitte 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar