Pedro Cine Fotos
Amirt

Níveis elevados de vitaminas D podem estar ligados a um menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer, afirma estudo

Por: Agência Amirt 31/03/2018 11:00

vitamina-d

 

Um estudo publicado no BMJ afirmou que níveis elevados de vitaminas D podem estar ligados a um menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

De acordo com os pesquisadores, a vitamina pode ser particularmente efetiva na proteção contra o Câncer de fígado.

A vitamina D pode ser produzida quando a luz solar atinge a pele e também está presente em suplementos e alimentos como peixes, ovos e cereais. A deficiência dessa vitamina pode causar problemas ósseos.

Porém, algumas evidencias apontavam que a falta de vitamina D estaria associada a outra doença, como câncer de intestino e pulmão.

Logo, os cientistas analisaram dados de um estudo com mais de 33 mil homens e mulheres japoneses entre 40 e 69 anos. Os participantes forneceram detalhes sobre histórico médico, dieta e estilo de vida. Já os níveis de vitamina D foram medidos por meio de exames de sangue.

Os participantes foram divididos em 4 grupos, dos níveis mais baixo para os mais altos de vitamina. Então, os pesquisadores descobriram que os participantes com maior nível de vitamina tinham 22% menos risco de ter câncer em comparação com os participantes com baixo nível de vitamina D.

Além disso, quando examinaram os efeitos sobre os cânceres específicos, eles também descobriram que níveis mais elevados de vitamina D foram associados a menor risco de câncer de fígado, entre 30% a 50%. A associação  também foi mais evidente em homens.

G.J

 

%d blogueiros gostam disto: