Produção agropecuária prevista para 2019 deve superar a deste ano

Neste ano, os produtos que lideraram a produção foram a soja, a cana-de-açúcar, o milho, o algodão herbáceo e o café


A próxima safra pode ser mais produtiva do que a deste ano. A informação foi baseada em estudos preliminares do Ministério da Agricultura.

Neste ano, os produtos que lideraram a produção foram a soja, a cana-de-açúcar, o milho, o algodão herbáceo e o café, que geraram 80% do valor das lavouras. Desses, a soja se destacou com o maior valor gerado, que foi de R$ 143,5 bilhões em 2018.

Entre os estados pesquisados, a liderança do valor bruto da produção é do Mato Grosso, seguida por São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que produziram 59,7% do valor total da agropecuária.

Segundo o 4º Levantamento da Safra 2018, divulgado nesta semana, pela Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, a produção de café registrou recorde na safra de 2018 com 61,7 milhões de sacas beneficiadas, com crescimento de 37% em relação ao ano anterior.

Tudo isto por conta das condições climáticas favoráveis, que proporcionou boas floradas. É o que explica o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana.

“Se a gente considerar 2015 e que afetou a safra, na verdade, de 2016, houve uma restrição hídrica muito forte. Tudo isto impactou a produtividade. No ano passado, essa espécie ensaiou uma primeira recuperação e o resultado é que este ano a gente alcançou produtividade excelente para a cultura.”

Esta é a maior colheita registrada na série histórica do grão, superando em cerca de 10 milhões de sacas, que foi o melhor desempenho já registrado, em 2016.

*As informações são da Agência do Rádio.

G.J

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar