Queda da criminalidade, combate à pobreza rural e melhorias viárias são destaque nos Fóruns Regionais de Governo

Queda da criminalidade é destaque na reunião dos Fóruns Regionais de Governo no Território Oeste. Após a nomeação de policiais concursados, 5.400 novos PMs estão nas ruas de Minas. A entrega de novas viaturas também reforçou a segurança pública em todo o Estado. Durante o encontro em Divinópolis, o delegado Ivan Lopes destacou a importância da transferência de presos das antigas cadeias da região para o sistema prisional. Segundo Lopes, essa mudança liberou policiais para o combate ao crime. “O resultado de tudo isso foi ótimo porque foi a redução da criminalidade. Nesse período já de 2018, uma redução de 13,9 de furtos, uma redução de 37,9 de roubos e, extraordinariamente, uma redução de 42,5% de homicídios, comparando já os primeiros 5 meses de 2018 em relação aos primeiros 5 meses de 2017. Isso foi muito bom!

No Território Norte, em Montes Claros, foram apresentados nos Fóruns Regionais de Governo os resultados de ações de enfrentamento à pobreza no campo, como o projeto Sementes Presentes. O programa distribui sementes de milho, feijão, sorgo e hortaliças e deve atender 50 mil famílias rurais carentes. A produção é comprada por escolas estaduais da região. O objetivo é garantir alimento na mesa de agricultores familiares, além de gerar emprego e renda. Além disso, o Sementes Presentes garante safras futuras, como explica a trabalhadora rural da comunidade de São João da Vereda, Naiara Silva. “Eu sou presidente da associação da minha comunidade, onde foi beneficiada com o projeto das Sementes Presentes, que levou oportunidade pras nossas trabalhadoras e agricultores familiares a oportunidade de ter as sementes para garantir a sua plantação e até mesmo seu alimento de sobrevivência. E também gerou renda porque a gente pôde plantar e colher sem custo algum, aí garantir as próximas safras porque às vezes a gente deixa de plantar porque não tem as condições financeiras de comprar sementes pra produzir na terra. E que continue com esses programas, que é de grande valia pra nós, trabalhadores rurais”.

Já no Território Sul, em Alfenas, o destaque nos Fóruns Regionais foram as ações de melhorias na infraestrutura e malha viária. Um exemplo é a nova ponte sobre o Rio do Peixe, obra aguardada pela população há 30 anos, que melhora o escoamento da produção agrícola e facilita o acesso à cidade de São Tomé das Letras. A assistente social Ana Paula Campos comemora as mudanças na região. “Moro em Poços de Caldas e também atuo na região de Três Corações e Varginha, percebo as obras acontecendo. Obras em Varginha, as duplicações entre Varginha e Três Pontas, as obras no acesso de Varginha também, em Elói Mendes. Podemos citar uma obra interessante que foi a ponte que liga o município de Três Corações a São Tomé das Letras, que era uma ponte muito perigosa para o trânsito e que hoje é uma realidade”.

Desde abril, já foram realizadas onze reuniões dos Fóruns Regionais de Governo em diferentes territórios do Estado. O secretário adjunto de planejamento e gestão, César Lima, diz que os Fóruns, há uma prestação de contas das entregas feitas pelo Governo de Minas Gerais entre 2015 a 2018. “Os membros do colegiado executivo recebem um relatório com as entregas de governo, as dificuldades do território, as demandas que eles priorizaram, e fazemos aqui uma discussão com todos eles e com as representações do governo de Minas Gerais no território sobre estas demandas.”

Para mais informações, acesse www.forunsregionais.mg.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar