28 Congresso
Amirt

Retrospectiva: 2017 o ano do rádio

Por: Agência Amirt 30/12/2017 12:56

Mais um ano chegou ao fim e a AMIRT se manteve forte para enfrentar diversos desafios em prol do rádio; confira os principais trabalhos da entidade em 2017

Diretorias da AMIRT e da CEMIG celebram acordo de credenciamento de emissoras de rádio em Minas Gerais/ Foto: Patrícia Marques

Diretorias da AMIRT e da CEMIG celebram acordo de credenciamento de emissoras de rádio em Minas Gerais/ Foto: Patrícia Marques

Bons ventos trouxeram ares benéficos para os meios rádio e televisão em 2017. No início do ano, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) profetizou que este seria o ano da desburocratização para o setor. E, que aposta certeira. O rádio, principalmente, alcançou vitórias extremamente importantes para o meio e revelou o quanto ainda é forte. Afinal, sempre que preciso, ele se reinventa para se fazer atual, mesmo com quase um século de existência.

Em 2017, a AMIRT trabalhou incansavelmente para conquistar resultados significativos para o meio. No dia 07 de fevereiro, o presidente da entidade, Mayrinck Júnior e vários radiodifusores participaram de uma reunião com o subsecretário de Comunicação Social do Governo de Minas, Marcus Gimenez, no BDMG, em Belo Horizonte. No encontro os radiodifusores solicitaram uma posição dos débitos do governo junto às emissoras do Estado, que foram constantemente cobrados pela AMIRT. Já no dia 08, o presidente da AMIRT, o vice-presidente Agostinho de Rezende, o deputado federal (PSD), Jaime Martins e engenheiros participaram de uma reunião sobre a migração AM-FM, junto a Secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica, Vanda Jugurtha Bonna Nogueira, a diretora do Gabinete do Departamento de Radiodifusão Comercial, Inez Joffilly Franca e a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação, Rosângela Bentes.

No dia 24 de março, a AMIRT realizou a solenidade de migração (AM/FM), na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte. Na ocasião, 47 rádios do estado assinaram o termo para a operarem na nova frequência. Além da presença do Ministro da Ciência Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, dezenas de radiodifusores de Minas Gerais compareceram ao evento. “Vemos a transição para dias melhores. Nós conseguimos avançar”, disse Kassab.

Ainda em março, no dia 28, a MP 747 que modifica as regras dos processos de renovação de outorga de emissoras de rádio e televisão foi sancionada pelo presidente da república, Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente da AMIRT esteve presente na solenidade. “A MP 747 coloca um ponto final neste sofrimento que nós tínhamos”, afirmou Mayrinck.

Em Abril foi lançada a campanha para o desligamento do sinal analógico em Belo Horizonte e mais 38 cidades da Região Metropolitana.  O evento foi promovido pela  AMIRT, juntamente com a ABERT, a prefeitura de Belo Horizonte, a Seja Digital e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT-MG). O lançamento contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o presidente da AMIRT, Mayrinck Júnior, o diretor da ABERT, Paulo Ricardo, o presidente SERT-MG, Francisco Bessa e dezenas de técnicos e engenheiros de diversas emissoras.

No decorrer do ano, várias parcerias foram firmadas. E uma delas foi com o Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), no dia 29 de maio. A presidente da entidade, Carolina Pimentel, disse na época que o SERVAS têm como objetivo alcançar o estado inteiro e que a AMIRT contribuirá para isso.

No dia 13 de junho, o presidente da AMIRT, Mayrinck Júnior, o advogado da associação, Rodolfo Moura, os diretores da AMIRT, Rodrigo Faria e Ildeu da Costa, e o deputado Estadual, Paulo Guedes (PT), participaram de uma audiência com o Advogado Geral do Estado (AGE), Onofre Alves, e o procurador-Chefe da AGE, Danilo Antônio Souza de Castro. No encontro foi discutido o retorno do projeto elaborado pela AMIRT e pela Secom/MG que visa à veiculação de propagandas nas emissoras de TV educativas.

No dia 10 de julho, a AMIRT recebeu pela primeira vez um Subsecretário de Estado de Comunicação Social em sua sede. Marcus Gimenez veio até a entidade ministrar a palestra “A mídia pública no futuro do rádio na visão do governo de Minas Gerais.” Durante o encontro, mais de 50 profissionais do setor puderam tirar dúvidas e dar sugestões para melhorar a comunicação entre governo, emissoras e agências de publicidade.

No dia 14 de julho, a AMIRT promoveu junto com o SERT-MG uma palestra para solucionar dúvidas sobre o sistema Mosaico. Durante o evento, os participantes puderam aprender desde a realização do cadastro de usuário até o acompanhamento da solicitação, com o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão, Yroá Robledo Ferreira, e com o coordenador de Regulamentação Técnica, Martim Jales Hon, ambos da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Mais uma significativa parceria aconteceu no dia 08 de agosto. Desta vez, com o Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (SINAPRO-MG). A parceria tem como finalidade agilizar os processos de documentação das agências de publicidades mineiras com os veículos de comunicação do interior do estado.

No dia 24 de agosto, a AMIRT celebrou mais uma vitória para a radiodifusão mineira: o novo credenciamento AMIRT/CEMIG. O acordo beneficiará pelo menos 300 emissoras de rádio com reembolsos nas contas de energia elétrica. Em contrapartida, as emissoras irão divulgar SPOTS da companhia para alertar a população sobre cortes de energia, dicas de uso seguro e acesso a outras informações.

E não para por aí, neste ano o Banco do Nordeste (BNB) e a AMIRT firmaram um acordo de cooperação técnica no dia 4 de setembro. O objetivo é implementar ações conjuntas voltadas ao financiamento de máquinas e equipamentos para a  modernização das  emissoras, no âmbito da linha de crédito FNE-Inovação. Desta forma, as rádios que estão passando pelo processo de migração AM-FM, e que fazem parte da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), poderão solicitar o benefício.

No dia 18 de setembro, o Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, foi palco para a comemoração dos 95 anos do Rádio. A festa foi promovida pelo SERT-MG, com o apoio da AMIRT. O evento contou com palestras e muita música ao som dos artistas mineiros Samuel Rosa e Lô Borges.

O governador do estado, Fernando Pimentel, recebeu o presidente e os diretores da AMIRT, para selar o novo credenciamento AMIRT-CEMIG, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Durante o evento, o presidente da AMIRT pediu que o governador dialogasse junto ao BDMG, para que as emissoras que migraram do AM para FM consigam uma linha de crédito para começar a operar na nova frequência. O governador ressaltou a importância do rádio para o estado e garantiu que vai buscar uma solução.

No dia 21 de outubro, Piumhi, no centro oeste, sediou o 11º Encontro Regional da AMIRT. O auditório Zélia Simões, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), recebeu dezenas de radiodifusores que puderam saber mais sobre o uso das novas tecnologias, comercialização e as novas regras da Lei Trabalhista.

Neste ano, o presidente da AMIRT também marcou presença nos congressos da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (AERP), Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT).

Em 30 de outubro, a AMIRT em parceria com a ABERT selou um importante acordo que irá beneficiar as rádios. A parceria fortalecerá as emissoras na captação de publicidade e também na comprovação da documentação necessária, exigida pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), responsável pelas veiculações governamentais.

No dia 09 de dezembro, a AMIRT realizou o 12º Encontro Regional, em Ipatinga, no Vale do Aço. Mais de 100 participantes lotaram o auditório do Panorama Tower Hotel. Inclusive, uma semana antes do evento, as inscrições online foram esgotadas. Os radiodifusores puderam trocar experiências e obter conhecimentos em diversas áreas.

Em 2017, a AMIRT realizou 12 reuniões mensais de diretoria, onde foram discutidos assuntos pertinentes ao meio rádio e Tv. Além disso, foram publicadas mais de 30 mil notícias no portal, pela Agência AMIRT de Notícias e diversas rádios afiliadas. A entidade produziu mais de 60 matérias para as Tvs e mais de 3 mil para as rádios.

A AMIRT encerra o ano sabendo que novos desafios virão em 2018, e que todos os radiodifusores foram responsáveis pela obtenção de cada conquista em 2017.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: