Senado aprova projeto que permite que aposentados e pensionistas tenham 50% de desconto em medicamentos

Projeto foi aprovado nessa quarta (10) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e agora segue para a Câmara dos Deputados


Os senadores aprovaram nessa quarta-feira (10) um projeto de lei (PLS 235/2018) que dá desconto de 50% a aposentados e pensionistas na compra de medicamentos. A regra valeria para os cidadãos que ganham até o teto estabelecido pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS), que é de R$ 5.839,45. O projeto, que foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), segue agora para a Câmara dos Deputados.

Desde 2004, o programa Farmácia Popular já garante à população de todo o país medicamentos de graça ou com descontos de até 90%. Os remédios para hipertensão, diabetes e asma são fornecidos gratuitamente. Já os anticoncepcionais, fraldas geriátricas e remédios para o colesterol são subsidiados pelo governo. O programa, que está presente em mais de 80% dos municípios, beneficia cerca de 43 milhões de pessoas.

Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto surgiu de uma demanda de aposentados e pensionistas do Rio Grande do Sul, que se somaram a outros, em nível nacional. Para o autor da proposta, uma lei como essa é de extrema importância, já que os gastos dos aposentados com medicamentos são muito altos.

“É fundamental. Porque hoje, é inegável na verdade, neste país, que 80% dos aposentados ganham até dois salários mínimos, consequentemente, os salários deles acaba indo praticamente em remédios, alimentos e pagando aluguel. É uma forma deles terem condição de comprar os remédios que são vitais para a vida deles por um preço um pouco mais acessível”, ressalta.

De acordo com a relatora, senadora Mailza Gomes (PP-AC), a medida é justa e necessária e vai trazer melhor qualidade de vida para essa parcela da população.

“Visa a melhoria, a qualidade de vida para o aposentado, né? Que já ganha tão pouco, um salário mínimo, e ainda precisa manter a sua medicação que está custando aí metade do seu salário”, disse.

Se o projeto de Lei do Senado for aprovado pelos deputados, a legislação passa a valer 180 dias após sua publicação no Diário Oficial da União.

*As informações são da Agência do Rádio Mais.

G.J

Anexos para downloads:

5 comentários em “Senado aprova projeto que permite que aposentados e pensionistas tenham 50% de desconto em medicamentos

  • Avatar
    15 junho , 2019 em 10:00
    Permalink

    Normally I don’t learn post on blogs, however I would like to say that this write-up very forced me to take a look at and do so! Your writing style has been surprised me. Thank you, quite great article.

    Resposta
  • Avatar
    15 junho , 2019 em 04:31
    Permalink

    I am curious to find out what blog system you happen to be working with? I’m experiencing some minor security problems with my latest blog and I’d like to find something more safeguarded. Do you have any suggestions?

    Resposta
  • Avatar
    30 maio , 2019 em 01:04
    Permalink

    fantastic points altogether, you simply gained a new reader. What would you suggest in regards to your post that you made some days ago? Any positive?

    Resposta
  • Avatar
    4 maio , 2019 em 09:26
    Permalink

    Hi there, I found your site by the use of Google whilst looking for a similar topic, your site came up, it seems good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Resposta
  • Avatar
    27 abril , 2019 em 07:31
    Permalink

    Aw, this was a very nice post. In thought I wish to put in writing like this moreover – taking time and actual effort to make an excellent article… however what can I say… I procrastinate alot and by no means appear to get one thing done.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: