Setor de serviços registra queda de 0,4% em fevereiro, diz IBGE

Após crescer 0,8% em dezembro do ano passado, o setor de serviços caiu pela segunda vez consecutiva em fevereiro na comparação com janeiro.

O resultado negativo de 0,4% eliminou o ganho obtido pelo setor no final de 2018,  já que os dois primeiros meses deste ano acumulam perda de 0,9%.

Com isso, o setor segue oscilando em um patamar cerca de 11% abaixo do pico da série, que foi em 2014.

Mas os dados são positivos na comparação com o ano passado, com crescimento de 3,8%, com todos os setores apresentando avanço, o que não acontecia em uma comparação anual desde dezembro de 2012.

O acumulado dos dois primeiros meses de 2019 também mostrou variação positiva de 2,9% em relação ao bimestre inicial de 2018. Essa é a primeira taxa positiva nesta base de comparação desde 2014.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada, nesta sexta-feira (12), pelo IBGE. Entre os setores, houve uma predominância de taxas negativas com três dos cinco segmentos apresentando queda na passagem de janeiro para fevereiro.

Os serviços prestados às famílias caíram 1,1%. Os transportes, serviços auxiliares e correios recuaram 2,6 e os outros serviços retraíram 3,8%.  Já serviços profissionais, administrativos e complementares permaneceram estáveis, enquanto os serviços de informação e comunicação foram os únicos com alta de 0,8%.

*As informações são da Radioagência Nacional.

G.J

Anexos para downloads:

16 comentários em “Setor de serviços registra queda de 0,4% em fevereiro, diz IBGE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: