Anuncie
Amirt

Uberlândia inaugura primeira usina que armazena energia solar no Brasil

Por: Agência Amirt 16/05/2018 14:06

  A energia armazenada ao longo do dia será devolvida à rede no período noturno, que é o horário de maior demanda


data_center_-_algar_tech

(Foto: Reprodução/ AlgarTech)

Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi a cidade escolhida para receber a primeira usina que armazena energia solar no Brasil. O objetivo é gerar economia financeira, já que o projeto reutiliza baterias e inversores fotovoltaicos já existentes. A energia gerada é suficiente para atender pelo menos 250 residências. O valor é o suficiente para abastecer empresas com elevado consumo elétrico.

Vão ser instaladas 1.152 placas de geração fotovoltaica conectadas a baterias. Desta forma, a energia armazenada ao longo do dia será devolvida à rede no período noturno, que é o horário de maior demanda. A iniciativa deve render 480kWh ao ano.

A iniciativa é do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com parceria da Cemig e da empresa Ansol Energias Renováveis. Ao todo, foram investidos mais de R$22 milhões.

Outro objetivo do projeto é o desenvolvimento de um novo modelo de negócios que gera compensação energética. A ideia é que a partir de plantas híbridas seja gerada energia de qualidade em pontos críticos da rede.

Anexos para downloads:

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: