Pedro Cine Fotos
Amirt

Vírus da zika pode eliminar células cancerígenas no cérebro, de acordo com pesquisadores

Por: Agência Amirt 12/01/2018 13:49

Cientistas e pesquisadores da Universidade de Campinas (UNICAMP), em São Paulo, descobriram que o vírus da zika pode matar células cancerígenas no cérebro.

Em pesquisas passadas foi descoberto que o vírus da zika mata células com câncer em bebês, mas não em adultos. Os estudos foram feitos da seguinte forma: os cientistas usaram o vírus da zika para infectar células com glioblastoma, tumor maligno de cérebro mais comum que existe.

combate-cancer-zika

Veja como o zika combateu as células cancerígenas; (tumor à esqurda)

O glioblastoma é um tumor de grau quatro, e o zika tem alto poder de destruição. Os testes dos cientistas da Unicamp mostraram que em 24 horas o vírus da zika já tinha eliminado a metade das células com câncer. 48 horas depois não havia quase nenhuma célula cancerígena, e as células saudáveis não foram afetadas.

O choque entre o vírus da zika e as células tumorais são chamadas de Digoxinas, já usada em tratamento de doenças cardíacas. Agora os pesquisadores da Unicamp vão realizar mais testes com a zika contra célula tumoral, para que no futuro seja possível criar terapias ou até mesmo vacinas com o vírus da zika para tratar câncer no cérebro.

%d blogueiros gostam disto: