Amirt

Volume do setor de serviços cai 0,3% em janeiro, segundo IBGE

Por: Agência Amirt 15/03/2019 15:15

O volume de serviços caiu 0,3% em janeiro deste ano em comparação a dezembro de 2018. No entanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor acumulou uma alta de 2,1%, o maior resultado desde março de 2015.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE.

O recuo foi registrado em apenas duas das cinco atividades monitoradas pela pesquisa. O segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio caiu 0,6%, e o setor de serviços de informação e comunicação recuou 0,2%. Juntos, no entanto, os dois setores representam 63% dos serviços no país.

Segundo o IBGE, no setor de transportes, a queda se deu sobretudo devido ao baixo desempenho das atividades de transporte rodoviário, dutoviário e de carga. Já os serviços de informação e comunicação refletiram a menor receita da atividade de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador.

Dos setores que cresceram, serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 1,7%, após terem caído 1,6% em dezembro de 2018. Também foram registradas altas de 4,8% em outros serviços, que engloba atividades como compra, venda e aluguel de imóveis e manutenção de veículos automotores, e de 1,1% em serviços prestados às famílias.

A pesquisa também monitora os serviços das atividades turísticas. Em janeiro, o segmento cresceu tanto em relação a dezembro do ano passado, registrando 3,2%, quanto em comparação com janeiro de 2018, com 3,8% de crescimento.

Anexos para downloads:

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: