Presidente da Câmara Municipal diz desconhecer ação que pede o fim do terceiro assessor

–>

Uma barragem situada em Patos de Minas está em uma lista de barragens que receberão fiscalização prioritária. De acordo com informações obtidas pelo Clube Notícia, a informação foi divulgada pela Agência Nacional de Águas (ANA). O local foi enquadrado no Dano Potencial Associado (DPA). “O DPA é classificado quanto a dano alto, médio e baixo, de acordo com as infraestruturas e populações localizadas abaixo da barragem. É um critério para determinar se uma barragem está submetida à Lei nº 12.334/2010”, escreve o Portal G1. A barragem fica na região da Rocinha, na região de Pilar. A barragem, segundo informou o vice-prefeito Paulo Mota, nas redes sociais, está desativada. No ano passado, a Defesa Civil do Município visitou o local. Desde então, parte da represa era retirada. O trabalho só não continuou, pois as chuvas acima da média prejudicam a o trabalho. 

A fiscalização é uma recomendação do Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastres, que foi criado pelo Governo Federal. Todas as barragens listadas apresentam DPA alto. “Na região, as cidades onde estão localizadas as barragens que serão fiscalizadas com urgência são: Araxá, Paracatu, Uberaba, Araguari, Indianópolis, Ituiutaba, Vazante, Tapira e Nova Ponte”, informa o G1.

Mosaic Fertilizantes, a empresa que dona da Barragem em Patos de Minas

A mineradora informou que com a determinação da fiscalização imediata, a Mosaic Fertilizantes colaborará com as autoridades para demonstrar que todos os procedimentos estão dentro da legislação. Todos os resíduos presentes nas barragens da empresa são classificados como não perigosos e inertes.

E informou que a empresa reforça que todas as suas barragens possuem certificados de estabilidade atestado por empresa externa e que possui em suas unidades com barragens o Sistema de Gestão de Barragens (SIGBAR), que tem como objetivo garantir a operação segura, de acordo com a legislação e respeitando as premissas e diretrizes de cada projeto. A empresa possui ainda um sistema de gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e funcionários especializados em geotecnia, que fazem inspeções internas quinzenais nas barragens, e empresas de consultoria de renome para realizar as auditorias semestrais, cumprindo as exigências legais conforme estabelecido pelas autoridades fiscalizadoras.

Fonte e fotos: Portal G1.

Origem da foto: Usina Kinross Brasil Mineração em Paracatu está entre as usinas que serão fiscalizadas — Foto: Emílio Braga/G1 

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar