Pedro Cine Fotos
Vale do Aço

AMVA defende compras do serviço público para fortalecer as empresas regionais

Por: Diário do Aço 09/09/2017 12:32
Divulgação

Proposta é que prefeituras priorizem compras de produtos e serviços nas empresas da região

O Grupo de Trabalho Metropolitano (GTM), liderado pela Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), reuniu-se na sede da Fiemg Regional Vale do Aço, em Ipatinga, esta semana. A principal deliberação foi a articulação junto às prefeituras de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Belo Oriente e Santana do Paraíso, para fazerem compras conjuntas. Com isso, milhares de reais poderão circular na própria região, fortalecendo a economia do Vale do Aço.

O GTM é mais uma frente do Programa Garimpando Oportunidades (PGO), coordenado pela Usiminas, em parceria com a Fiemg, com vista ao fomento do desenvolvimento regional. “Chegamos à conclusão que estes recursos vêm gerando empregos, impostos e renda em outros estados. É inteligente concentrar esforços para que eles fiquem por aqui”, observou Marcelo Oliveira, representante do coordenador geral do PGO, Henrique Hélcio dos Santos.

Segurança jurídica

O pregoeiro da prefeitura de Santana do Paraíso, Ronaldo Fidelis, explicou que a aquisição coletiva dos itens mais consumidos pelas prefeituras terá efeito positivo, gerando economia aos cofres públicos e cumprindo o objetivo do PGO de fortalecer a economia regional. “A lei 123/2006, de fato, prevê essa possibilidade nas licitações. Vamos aprofundar o estudo para colocar isso em prática, com total segurança jurídica para os municípios envolvidos”, explicou.

No próximo encontro, previsto para o dia 14 de setembro, serão discutidos os programas de incentivos fiscais de cada município e as estratégias para atrair novos investimentos para o Vale do Aço. Os municípios foram representados pelos seguintes secretários: Venício Sena (Belo Oriente); André Moreira (Ipatinga); José Gregório (Coronel Fabriciano); e Everaldo Silva (Santana do Paraíso); enquanto Jamille Atizore representou a Fiemg Vale do Aço.



Postado originalmente por: Diário do Aço

Veja também
%d blogueiros gostam disto: