Anuncie
Vale do Aço

Após acidente em Ipatinga, Telemont promete redução da carga de trabalho

Por: Diário do Aço 07/04/2018 8:32
Arquivo DA

Trabalhadores da Telemont em Ipatinga, reunidos no dia do velório do colega vítima de acidente

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Belo Horizonte promoveu a reunião de mediação entre o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sinttel) e a Telemont, empresa que presta serviços terceirizados para a operadora Oi.

A reunião, realizada na quarta-feira (4), era aguardada após o funcionário ipatinguense da Telemont, Fanuel Marques de Oliveira, morrer durante a execução de um serviço. O técnico encostou na rede elétrica, levou um choque, caiu e morreu. Uma das possíveis causas do acidente que acarretou a morte de Fanuel foi a sobrecarga de trabalho, segundo apontam os colegas dele na empresa.

O Sinttel alega que diversos pontos da Legislação Trabalhista têm sido descumpridos sistematicamente pela Telemont e revela até casos de coação contra os trabalhadores para realizarem horas extras que excedem o limite permitido. As reclamações foram levadas à SRTE da capital mineira, cidade sede da Telemont, e durante a reunião de mediação a empresa reconheceu o excesso das horas trabalhadas.

Divulgação

Bruno Silva, coordenador regional do Sinttel, aponta que diversas irregularidades foram cometidas pela empresa

Segundo a empresa, a região de atendimento no Vale do Aço é extensa e a demanda de serviços aumentou durante o período chuvoso. A Telemont concordou em retornar à normalidade a escala de trabalho e respeitar as folgas de direito dos trabalhadores.

Como encaminhamento da mediação, foi determinado que a Telemont apresente os espelhos de pontos solicitados para a SRTE e realizar reunião junto à comissão estabelecida para análise dos documentos até dia 17 de maio. Está marcada para o dia 30 de maio uma nova reunião na superintendência, em BH.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi acionado para auditar a Telemont, com o objetivo de investigar os indícios que possam explicar o acidente que ocasionou a morte de Fanuel, quando instalava uma linha telefônica na rua Taunay, bairro Ideal, no dia 26 de março.

A sobrecarga de trabalho e outras irregularidades já vinham sendo denunciadas por representantes dos trabalhadores e a ocorrência fez desencadear uma série de manifestações com pedidos de providências.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br