Começa a implantação da faixa de aceleração na BR-458 em Ipatinga

Wôlmer Ezequiel

As obras na BR-458 tiveram início na manhã desta terça-feira (6)

Depois de várias discussões e estudos, começaram as obras para a construção de uma faixa de aceleração na avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458, no bairro Novo Cruzeiro, Ipatinga. Esta é uma antiga reivindicação dos moradores e usuários da via, que cobravam das autoridades mais segurança no local.

De acordo com a assessoria de Comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o trabalho começou na manhã desta terça-feira (6) com o corte de árvores e o estreitamento do canteiro central da avenida para a construção da faixa de aceleração, que terá cerca de 100 metros. Além disso, a obra, que faz parte de um projeto do Dnit, deverá ser concluída até a sexta-feira (9), dependendo do clima. A assessoria de Comunicação do órgão federal também acredita que o quebra-molas deverá ser retirado até o fim desta semana.

Reprodução / TV Cultura

Suely Gomes comemorou a construção da faixa de aceleração

Segundo a vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Novo Cruzeiro (Ambanoc), Suely Gomes, foi preciso muito esforço para encontrar uma solução de reduzir a velocidade dos veículos nesse trecho, de forma que os moradores pudessem fazer o retorno para o Centro com mais segurança. “No ano passado, por meio de algumas autoridades, conseguimos que os representantes do Dnit viessem até aqui para fazer uma análise. No primeiro momento, o nosso desejo era que fosse uma pista de aceleração, mas como era uma situação emergencial, foi feito um quebra-molas. Mas hoje conseguimos essa vitória. Então, estamos muito felizes por isso”, enfatiza.

Para a moradora do Novo Cruzeiro, Adriana Rodrigues, essa pista de aceleração reduzirá o número de acidades no local. Ela lembra que presenciou várias ocorrências ao longo desse tempo. “Tem quatro anos que eu moro aqui no bairro e já presenciei nove acidentes. O mais grave foi quando uma noiva veio a falecer. Então, é um orgulho muito grande para nós que estamos presenciando essa obra, porque a Ambanoc tem anos de luta para conseguir essa mudança”, afirma.

Adriana Rodrigues lembrou acidentes que presenciou no local

Sesuma
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma), Gilmar Alves, já existia um projeto que foi enviado para debate, no entanto, foi feito um segundo, que apresentava a faixa de aceleração. “Nós temos um problema antigo aqui, que afeta a comunidade. Existia um pedido há mais de 10 anos, mas nenhuma atitude havia sido tomada. Então, nós procuramos e revitalizamos isso por meio do governo e fizemos todos os estudos para gerar o mínimo de impacto possível, tanto que vamos suprimir quatro árvores no local e os usuários da via terão mais segurança com essa faixa de aceleração”, salienta.

Vereador comemora obra no trânsito do Novo Cruzeiro

A obra da pista de aceleração na BR-458, trecho urbano da avenida Cláudio Moura, teve início na manhã desta terça-feira (6). O vereador Jadson Heleno (SD) acompanhou, ao lado do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano Alves, a chegada da equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O parlamentar comemorou a instalação do canteiro de obras e a solução definitiva para o problema, que terá a retirada do quebra-molas instalado na via. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 15 dias.

O vereador destaca que, após quase 90 dias de mobilização junto ao Dnit e Prefeitura de Ipatinga, foram iniciadas as obras da pista de aceleração, uma solução mais inteligente e no padrão que Ipatinga merece. “O quebra-molas nunca foi uma solução que atendesse os mais de 20 mil veículos e condutores que ali transitam diariamente. Essa foi uma vitória de todos nós”, disse Jadson.

A pista de aceleração proporciona aos veículos em tráfego na via principal, tempo e distância suficientes para proceder aos reajustes operacionais necessários para permitir a entrada dos novos veículos. Desde a instalação do quebra-molas, o vereador recebeu reclamação de diversos usuários da via. De lá pra cá, buscou a construção da pista de aceleração junto ao órgão federal.

MAIS FOTOS
Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar