Concurso mundial de fotografia abre inscrições

Guilherme Guadalupe

Concurso visa chamar atenção para a necessidade de preservação das áreas úmidas globais, como o Parque Estadual do Rio Doce

Em comemoração ao Dia Mundial das Zonas Úmidas, celebrado no dia 2 de fevereiro, a Convenção de Ramsar promove um concurso mundial de fotografia. A disputa tem como objetivo chamar atenção para a necessidade de preservação das áreas úmidas globais. Os interessados em participar devem se inscrever até a meia noite deste domingo (25) pelo site.

O concurso será dividido em três categorias. Jovem (para participantes de 18 a 25 anos), Amador e Profissional. O vencedor de cada categoria irá receber uma câmera fotográfica digital.

Zonas Úmidas são ecossistemas de conexão entre ambientes aquáticos e terrestres cuja importância externa-se para a manutenção da biodiversidade, por meio do abrigo de inúmeras espécies e importante função no ciclo hidrológico.

No Brasil existem 27 sítios/unidades de conservação com o título de zonas úmidas, sendo o Parque Estadual do Rio Doce um deles. A unidade foi a primeira do estado de Minas Gerais a deter esse reconhecimento, em função da conservação dos 42 lagos naturais inseridos em seu interior, que representam um grande potencial em termos de biodiversidade e influenciando no regime hídrico da região. Além disso, a região em que o parque localiza-se é considerada o terceiro maior complexo lacustre do Brasil, o que ratifica ainda mais sua inserção dentre os Sítios Ramsar brasileiros e mundiais.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar