Dnit autoriza início das obras na ponte velha

Arquivo DA/Tiago Araújo

A ponte velha está interditada parcialmente há seis anos

Está agendada para a próxima segunda-feira (26), a assinatura a ordem de serviço que autorizará o início das obras de reconstrução da ponte que liga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo. Parlamentares, prefeitos e gestores devem participar do ato. O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabiano Cunha, também deve comparecer à solenidade.

Em nota, a assessoria de Comunicação do Dnit confirmou que os projetos executivos de infraestrutura da ponte já foram aprovados. ”Na próxima segunda feira, haverá um evento para anunciar o início das obras”, citou.

O engenheiro responsável pelas obras, José Mário Martins da Costa, afirmou que os projetos foram aprovados, porém, de forma parcial. “Foi aprovado inicialmente a parte da fundação, que reforça a estrutura da ponte. Com isso, já podemos começar os trabalhos, assim que a ordem de serviço for assinada”, contou.

José Mário também destacou que enquanto a empresa estiver trabalhando na parte da fundação da ponte, outras etapas dos projetos poderão ser aprovadas ao longo do tempo. “Isso não quer dizer que vamos trabalhar por partes. A medida que o Dnit for aprovando outros pontos do projeto, vamos dando início aos outros serviços. Não vamos esperar acabar uma parte para iniciar outra. Então minhas expectativas são boas em relação aos trabalhos”, afirmou.

Conquista

O deputado estadual Celinho do Sinttrocel, que acompanha o processo desde a interdição da ponte, em 8 de novembro de 2012, celebra a assinatura da ordem de serviço, destacando que é o fim a uma angústia da população que utiliza a ponte para deslocamentos entre Timóteo e Coronel Fabriciano. “Todos os dias, durante todos estes anos, os cidadãos questionam a situação dessa ponte que já provocou acidentes e até um óbito. Os empresários instalados ao longo da avenida Tancredo Neves contabilizam um grande prejuízo e a população convive com insegurança no local. Mas finalmente, obtivemos esta conquista. A ponte será fundamental para a logística na região e contribuirá para a retomada da economia local”, enfatiza o deputado.

Conforme o parlamentar foram várias visitas técnicas da Assembleia Legislativa e peregrinou nos escritórios do Dnit em Belo Horizonte e Brasília em busca de uma solução. “Botamos pressão todo o tempo. Sabemos que a situação do país é grave economicamente, mas finalmente conseguimos sensibilizar os gestores do órgão para a importância da obra para a população e a região”, conta o deputado.

Também o deputado Domingos Sávio (PSDB), atuou junto ao Dnit, em Brasília, para que fossem viabilizados os recursos necessários para a reconstrução da ponte. No âmbito regional, houve cobranças do governo também por parte da Agenda de Convergência, criada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, Regional Vale do Aço.

Estudos

Há cerca de 20 dias, a empresa responsável pelas obras, Vereda Engenharia Ltda., entregou o projeto executivo para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A ponte velha está interditada parcialmente há seis anos.

O contrato, orçado em R$ 8.429.998 para reconstrução da ponte entre Coronel Fabriciano e Timóteo, inclui a elaboração do projeto final e execução de todos os serviços para a ponte ficar pronta, funcionando e ser entregue à população. Entre as obras, destacam-se demolição, drenagem, pavimentação, sinalização, proteção ambiental e obras complementares.

O prazo total do contrato do empreendimento é 540 dias (18 meses). Os seis primeiros meses (180 dias) devem ser dedicados à elaboração e entrega dos projetos básico e executivo, e os demais 360 dias para execução das obras.

Antes:

Dnit recebe projeto executivo das obras na ponte velha

Projetos da Ponte Velha estão dentro do prazo, informa DNIT


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar