Pedro Cine Fotos
Vale do Aço

Dívida do estado com o Hospital Vital Brazil provoca paralisação

Por: Diário do Aço 04/04/2018 17:32
Arquivo DA

Atendimentos do SUS ficaram suspensos por um dia no Hospital Vital Brazil

O Hospital Maternidade Vital Brazil/São Camilo, em Timóteo, suspendeu o atendimento aos pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) por causa do atraso no repasse das verbas do Governo de Minas para a instituição. A paralisação das atividades durou de terça-feira (3) até o meio-dia de quarta-feira (4). Tanto os atendimentos de urgência/ emergência e eletivos estão normalizados, garante a mantenedora.

O Diário do Aço apurou que desde novembro, o estado de Minas Gerais não quitava o débito e acumulou uma dívida de mais de R$ 2,6 milhões junto à Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do hospital. O diretor do Corpo Clínico do Vital Brazil, Felipe Feitosa, informou que parte da verba foi repassada na terça-feira (3).

“Após quatro meses em atraso, a direção do hospital decidiu suspender as atividades para o SUS. Terça-feira, o estado repassou os valores referentes aos meses de novembro e dezembro de 2017. Existe a promessa de pagamento da verba de janeiro nesta quinta-feira (5)”, informa Felipe.

O médico destacou ao Diário do Aço que a paralisação só foi realizada depois de a situação chegar ao seu limite. “Sem o repasse adequado das verbas, uma hora para. Faltam medicamentos básicos, falta soro, insumos diversos, comida, atrasa pagamento de médicos, que por sua vez começam a sair da escala do hospital. Fica sem condições de atender a população que se utiliza do SUS. Inclusive, há uma cláusula no contrato entre a São Camilo e o estado que, se houver o atraso de três meses, o hospital pode suspender as suas atividades e foi o que aconteceu”, cita o diretor.

O médico, entretanto, lembra que o estado ainda não fez previsão de quando fará o pagamento de fevereiro. O prazo para o pagamento relativo ao mês de março vence no dia 20 de abril. “O hospital necessita manter o pagamento de seus fornecedores em dia e realizar a compra de materiais da maneira apropriada para prestarmos um bom serviço à população”, pontua Felipe.

Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais realizava o levantamento da atual situação do convênio com o Hospital Vital Brazil, em resposta ao jornal. A assessoria de comunicação do órgão afirmou que as informações serão repassadas nesta quinta-feira (5).



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br