Eleitorado de Ipatinga pronto para a eleição suplementar de amanhã

Wôlmer Ezequiel

O local da seção de votação pode ser conferido no site do TRE-MG

Candidatos e eleitores preparam a participação na votação da eleição extemporânea para prefeito em Ipatinga, marcada para amanhã (3). Após um ano e oito meses do último pleito, a população deve escolher um novo prefeito para administrar o município pelos próximos dois anos e meio.

Baseado nos dados da eleição municipal de 2016, a expectativa é que estejam aptos a votar mais de 180 mil eleitores. Em 2016, 183.169 pessoas estavam quites com a Justiça Eleitoral, mas foram registrados 144.826 votos.

O chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, frisa que somente os eleitores inscritos no município até o dia 2 de janeiro poderão participar da eleição extemporânea de domingo. “Pedimos que os eleitores inscritos depois da data fixada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) não compareçam aos locais de votação sem necessidade. Inclusive, não temos ainda o número preciso de votantes, exatamente por esta limitação do eleitorado, pois o sistema fornece o número global de eleitores inscritos que estão em dia com a Justiça Eleitoral”, destaca Leonardo.

Para votar

Em Ipatinga ainda não é obrigatório o registro da biometria para votar. Portanto, eleitores que não fizeram o procedimento podem participar do pleito extemporâneo normalmente. Para votar é necessária a apresentação de um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei).

Embora não seja necessário apresentar o título para votar, é importante que o eleitor saiba qual é a sua seção eleitoral, informação que poderá ser obtida no título eleitoral ou por meio de consulta ao site do TRE-MG, www.tre-mg.jus.br.

Quem não comparecer ao pleito deve justificar dentro do prazo de 60 dias, o processo pode ser feito em qualquer cartório eleitoral do Brasil. Não justificar dentro do prazo implica em multa de R$ 3,51 para a regularização do título.

Mudanças

O município possui 532 seções de votação divididas em 59 locais, três a menos que na eleição de 2016. Das seções eleitorais, 28 são classificadas de fácil acesso para deficientes físicos. Eleitores que votavam no Colégio Leonardo Da Vinci, no Cariru, Faculdade Pitágoras do Horto e Escola Renascer, no Esperança, devem ficar atentos com as mudanças.

Todas as seções do Colégio Leonardo Da Vinci foram transferidas para o Colégio São Francisco Xavier, no mesmo bairro. As seções alocadas no Pitágoras do Horto estarão na Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, também no Horto. Já as seções da Escola Renascer foram para a unidade Faculdade Pitágoras do bairro Cidade Nobre.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar