Eleitores devem ficar atentos aos prazos para a eleição extemporânea em Ipatinga

Wôlmer Ezequiel

Os mesários que participaram das eleições de 2016 estão automaticamente convocados para o pleito suplementar

A eleição extemporânea em Ipatinga irá definir uma nova chapa que irá comandar a Administração Municipal até 2020. No dia 27 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) marcou o pleito para o dia 3 de junho, o que tornam os prazos bem curtos. Eleitores e candidatos devem ficar alertas quanto às datas estabelecidas.

Segundo o chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza, somente os eleitores inscritos até o dia 2 de janeiro deste ano poderão votar na eleição extemporânea. “Esta determinação se deve à questões técnicas, para não haver conflito nas informações. Portanto, os eleitores registrados após o dia 2 não poderão votar neste pleito”, pontua Leonardo.

Para quem precisa regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, o prazo estabelecido é até o dia 9 de maio, próxima quarta-feira. “As revisões no título devem obedecer ao prazo estabelecido para as eleições de outubro. As alterações são mudanças no nome, local de votação e regularização caso a pessoa não tenha votado em pleitos anteriores ou não tenha justificado”, informa o chefe do cartório.

"Os eleitores registrados após o dia 2 não poderão votar neste pleito”, pontua Leonardo

O eleitor que não justificou a ausência do voto pode consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a sua situação e gerar a guia de pagamento da multa. Cada voto não justificado após 60 dias acarreta em multa de R$ 3,51. Em seguida o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral para a regularização. A guia também pode ser emitida presencialmente no órgão.

Segundo Leonardo, o pleito suplementar será realizado nos modos tradicionais, uma vez que a biometria ainda não é obrigatória na região. “Esta eleição não será biometrizada, quem ainda não realizou a biometria, mas está com a situação eleitoral regularizada não precisa vir ao cartório fazer este procedimento. Vamos dar preferência aos eleitores que não estão regularizados”, explica Leonardo.

Para a regularização do eleitorado o Cartório Eleitoral da Comarca de Ipatinga funciona em horário especial de 10h às 18h até o dia 9, e no próximo fim de semana terá plantão de 12h às 18h. O cartório está localizado na Avenida Zita Soares de Oliveira, nº. 134, Novo Centro. Os mesários que participaram das eleições de 2016 estão automaticamente convocados para o pleito suplementar.

No dia 3 junho, o eleitor deve portar o título de eleitor e um documento oficial com foto para identificação. A expectativa é que entre 185 e 190 mil eleitores estejam aptos a votar na eleição suplementar.

Candidatos

O chefe da 131ª Zona Eleitoral destaca que nas eleições de 2016 houve diversos problemas em relação às convenções partidárias e prestação de contas. Com o prazo mais curto, as legendas e candidatos precisam seguir com atenção a Resolução 23.457/2015.

“As convenções devem ser feitas até o dia 5 de maio. As atas devem ser confeccionadas de acordo com a resolução, em 2016 foram muitas falhas neste sentido o que dificultou o andamento do processo eleitoral. O partido poderá fazer o protocolo do registro de candidatura até o dia 7 de maio. Outro aspecto que deu problema foi a obrigatoriedade de abertura de conta bancária do partido específica para o pleito e também do candidato, que deve ter um CNPJ. Se a prestação não for feita de forma regular pode haver a desaprovação das contas ou até mesmo abrir investigação no Ministério Público. A Justiça Eleitoral solicita aos candidatos e partidos que diligenciem os documentos o mais breve possível para que tudo ocorra sem transtornos”, pontua Leonardo.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar