Em Ipatinga mais de 20 mil toneladas de entulho foram recolhidas

Secom PMI

De janeiro a julho deste ano foram feitas 1.121 limpezas de boca de bocas de lobo

De janeiro até agora, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma) recolheu cera de 20 mil toneladas de entulho em toda a cidade. A quantidade maior de resíduos retirados das ruas foi registrada em maio. Na ocasião, foram recolhidas mais de 4 mil toneladas de resíduos. Os bairros que apresentaram maior demanda para retirada de entulho foram Bom Jardim, Bethânia e Veneza, onde o volume chegou a mais de 6 mil e 300 toneladas.

O titular da Sesuma, Gilmar Luciano Alves, explica que a gestão pública conseguiu potencializar os serviços de limpeza graças a um convênio com o sistema prisional que disponibiliza apenados em processo de ressocialização. “Além disso, foi fundamental a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no controle da zika, dengue e chikungunya. Fortalecemos a ação de limpeza com máquinas e três caminhões, objetivando reduzir os problemas que estávamos tendo com as endemias”, enfatiza o secretário.

De acordo com a Sesuma, de janeiro a julho deste ano foram feitas 1.121 limpezas de bocas de bocas de lobo. Novamente, maio se destacou, com 291 limpezas. O número dos serviços executados, segundo a assessoria da PMI, aumentou 234,48% se comparado com o mês de fevereiro, quando foram feitas 87 ações do gênero em toda a cidade. De acordo com o gerente do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), Eliezer Rosa da Silva, a demanda aumentou porque vários bairros apresentavam acúmulo de materiais.

Fiscalização

Dados da Sesuma mostram que, até o momento, em 2018, foram lavrados 142 autos de infração. As principais irregularidades são o descarte de entulho, terra ou poda de árvore em via pública. “Às vezes a pessoa realiza a poda até de forma regular, mas deixa os troncos na calçada, ocupando inclusive parte da via. Isso também é um tipo de infração”, explica Eliezer. As demandas de limpeza podem ser solicitadas pelo telefone 3829-8514.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar