Empresa responsável obra ponte velha tem até setembro para concluir projeto

Wôlmer Ezequiel

Gilberto Siqueira informou que existe 95% de probabilidade de que construir uma nova ponte em volta da velha

A aguardada reforma da ponte velha sobre o rio Piracicaba, entre os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, avança de forma lenta. Em 2018 fará seis anos a ponte foi interditada por problemas em seus pilares. Atualmente, parte de coleta de materiais e sondagens do terreno já foi feita pela Vereda Engenharia Ltda., empresa vencedora da licitação. O próximo passo é a elaboração de um projeto básico com informações acerca da reforma propriamente dita.

Em entrevista ao Diário do Aço, o diretor da Vereda Engenharia Ltda., Gilberto Siqueira, explicou como será o trabalho na ponte velha ao longo dos próximos meses. Segundo o diretor, após a fase de elaboração do projeto básico, o trabalho será analisado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Esse é um processo que dura seis meses, ou seja, vai até setembro. E estamos dentro desse cronograma. Então temos esse prazo para apresentar um projeto básico para o Dnit, contendo informações de como irá funcionar a obra”, explica.

Para o diretor, é importante também saber aproveitar esse tempo, de modo que seja possível realizar o maior número de análises e estudos possíveis. “Costumamos falar que o ideal é gastar muito tempo com projeto e esgotar o máximo de avaliações para gastar menos tempo com a obra. Além disso, para evitar problemas durante a fase de execução”, ressalta.

Gilberto Siqueira também esclareceu a dúvida. Haverá uma nova ponte ou será uma reforma: “Existem 95% de probabilidade de que iremos construir uma nova ponte em volta da velha para reforçar a estrutura. Então vamos aproveitar o que já está lá. E a intenção é não interditar completamente a ponte, vamos trabalhar uma pista de cada vez”, avisa.

O diretor acrescentou que a partir da aprovação do projeto básico pelo Dnit, a obra deve durar cerca de 12 meses. Além disso, Gilberto pretende iniciar as obras assim que o projeto for aprovado, porque quando chegar em dezembro, época de chuva, a parte da reforma da sustentação da ponte já vai estar encerrada. “Queremos evitar trabalhar no fundo da água durante o período de chuva, porque fica mais complicado. Então queremos terminar essa parte antes de novembro”, afirma.

Questionado acerca da preocupação com a falta de recursos financeiros, Gilberto revelou que não possui essa preocupação, por enquanto. “Falta de verba não preocupa. O recurso já está garantido até o fim de 2018. E como é uma obra de baixo valor, percebemos também que o Dnit não costuma atrasar em obras com orçamentos parecidos com o nosso”, destaca.

Dnit
Procurada pelo Diário do Aço, a assessoria de Comunicação do Dnit informou, por meio de nota, que a empresa Vereda Engenharia apresentou um projeto preliminar e o Dnit enviou na segunda-feira (23) uma equipe técnica para fazer a vistoria da ponte e uma análise para o projeto. “O projeto segue o cronograma e tem prazo para essa etapa até setembro de 2018 para ser aprovado”, ressalta.


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