Pedro Cine Fotos
Vale do Aço

Empresários comemoram sucesso da primeira rede de academias do interior

Por: Diário do Aço 24/03/2018 11:32
Divulgação

Donos de academias, os sócios decidiram investir em um novo modelo de negócio

Lançada em junho de 2017, a rede de academias Movfit já nasceu com um nome forte no mercado e os sócios-fundadores comemoram o sucesso do empreendimento. A Movfit foi a primeira rede do ramo a ser criada no interior do estado de Minas Gerais. As unidades ofertam mais de 15 modalidades aos três mil alunos e possuem 60 colaboradores.

Os cinco colegas de faculdade, Carlos Magno, Carlos Porcaro, Guilherme Américo, Paulo César e Regis Castro, tiveram a ideia de unir as experiências durante o programa Capacita Academias, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi).

Todos os sócios possuíam academias, algumas com décadas de fundação. Com a inserção das grandes redes nas cidades pequenas, os empresários decidiram se fortalecerem e criarem um negócio mais robusto.

Apoio técnico
Durante quase um ano, com a consultoria do Sebrae, o modelo ideal foi estudado e planejado para entrar no mercado com segurança. A analista técnica do Sebrae, Larissa Mafra, foi responsável por orientar os sócios na nova empreitada.

A analista explica que a percepção da necessidade de mudança partiu dos próprios empresários. “As grandes redes de academia possuem foco no preço. Eles se viram neste novo cenário e procuraram o apoio do Sebrae. Nós não temos uma metodologia engessada. A proposta da instituição é entender as demandas, o nível de maturidade da empresa e as potencialidades em cada caso. Assim, planejamos as ações que precisavam ser desenvolvidas e construímos juntos as soluções”, afirma Larissa.

Após a elaboração do projeto, as cinco academias passaram a integrar a rede Movfit, sendo quatro unidades em Ipatinga (Cariru, Cidade Nobre, Horto e Iguaçu) e uma em Coronel Fabriciano (Professores).

“As pessoas, geralmente, não são treinadas para serem donas dos próprios negócios. No caso da Movfit, todos os empresários são formados em Educação Física, na faculdade eles aprenderam toda a parte técnica da área, mas não foram ensinados a gerir o próprio negócio. Assim acontece na maioria das profissões, contudo, o Sebrae vem para preencher esta lacuna e capacitar as pessoas para que elas possam ser gestoras de seus empreendimentos”, pontua Larissa.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br