Estoque de bolsas de sangue é crítico na Fundação Hemominas

Divulgação

Doações de Ipatinga atendem apenas 25% das expectativas

A Agência Transfusional do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), de Ipatinga, registrou queda significativa no comparecimento dos doadores de sangue. O reflexo disso é a baixa nos estoques de bolsas de sangue e o cancelamento temporário de cirurgias eletivas na unidade hospitalar.

“Por receber da Fundação Hemominas as bolsas de sangue, os municípios precisam repor à instituição o volume que utilizou. Atualmente, Ipatinga repõe apenas 25% das bolsas de sangue que recebe, percentual baixíssimo diante das demandas que temos”, explicou a farmacêutica da Agência Transfusional do HMEM, Monise Fonseca. Em Ipatinga, apenas o Hospital Municipal consome, em média, 110 bolsas de sangue todos os meses.

Ainda de acordo com a farmacêutica, a falta de informação da população é um dos principais entraves a serem vencidos. “O sangue não pode ser substituído por nenhuma medicação. Ele só é obtido pela doação, não existe outra forma. Pessoas precisam dele todos os dias. Então precisamos de doações todos os dias”, observa Monise.

Como doar

As doações devem ser realizadas na unidade do Hemominas, em Governador Valadares. Para incentivar os voluntários, a Prefeitura de Ipatinga disponibiliza transporte gratuito para grupos de até 14 pessoas. O veículo sai todas as quintas-feiras do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre, às 7h. Neste dia é oferecido café da manhã e almoço aos doadores. A viagem é totalmente sem custos.

O cadastro para novos voluntários funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, na Agência Transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3828-5637.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar