Estrutura danificada de passagem subterrânea no Centro de Ipatinga preocupa pedestres

Fernando Lopes

Wôlmer Ezequiel

Milhares de pedestres utilizam a passagem diariamente no Centro de Ipatinga

A passagem subterrânea que liga a Portaria 2 da Usiminas à Praça da Bíblia, Centro de Ipatinga, apresenta problemas na estrutura há muito tempo e essa situação tem se agravado com a falta de manutenção do local. O “mergulhão” foi construído para que usuários do transporte público e funcionários da Usiminas pudessem atravessar a avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458, com maior segurança.

Leitores do Diário do Aço afirmam que estão inseguros em utilizar a passagem. Em uma rápida visita ao local é possível constatar muitas ferragens expostas e corroídas, além de rachaduras e pedaços soltos de concretos. Em 2014, o jornal Diário do Aço realizou uma reportagem a respeito das condições da passagem subterrânea.

Na época, uma obra de recapeamento prejudicou as estruturas da passagem e usuários também denunciaram a situação especialmente nas mídias sociais. Em 2014, o trecho ainda não era municipalizado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) havia informado que uma comissão técnica faria uma vistoria, contudo, não houve desdobramentos.

Em dezembro de 2016, um caminhão baú carregado de frutas e legumes bateu no guarda corpo da pista sentido Cariru e caiu no túnel. Os danos no corrimão da passagem e no guarda-corpo na pista de rolamento da avenida Cláudio Moura no sentido Centro não foram reparados.

Municipalizado

Wôlmer Ezequiel

Parte das ferragens está exposta e enferrujada, além de várias rachaduras

A assessoria de Comunicação do Dnit informou que atualmente o trecho da rodovia é de responsabilidade do município de Ipatinga e que, portanto, não possuem mais a competência de realizar a manutenção da passagem subterrânea ou qualquer outra intervenção nas proximidades.

Prefeitura

Em nota, a administração de Ipatinga afirmou que avaliará as possíveis soluções do problema. “Seguindo a nova metodologia de trabalho da Administração Municipal, que procura dar respostas rápidas às demandas da população, já está trabalhando para solucionar a questão. Sempre que possível, o novo governo de Ipatinga busca o apoio de empresas privadas, outras instituições públicas e entidades para a resolução de problemas. A Prefeitura de Ipatinga está em contato com a Usiminas e o DNIT para juntos solucionarem os problemas existentes na passagem subterrânea e ainda nesta semana está prevista uma reunião com representantes da siderúrgica para deliberações sobre o assunto”, detalha a nota da Prefeitura de Ipatinga.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar