Fabriciano alcança redução na taxa de mortalidade infantil

Divulgação

Município pactuou a meta de 10% da taxa de mortalidade infantil para 2018

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano divulgou dados da Pactuação de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores (Sispacto) que apontaram o município como uma das poucas cidades que conseguiram reduzir a taxa de mortalidade infantil em 2017.

No ano de 2017, a pactuação feita sobre a taxa de mortalidade infantil para Fabriciano foi de até 15%, o município bateu a meta, reduzindo a taxa para 9,81%. Em 2016, esse número havia disparado para 17,71%. Devido ao número ter sido baixo e satisfatório, o município decidiu pactuar a meta de 10% da taxa de mortalidade infantil para 2018.

A redução desses números são reflexos das ações realizadas e do comprometimento do município. Desde 2017, Fabriciano tem implantado programas que visam a prioridade do atendimento da saúde pública com a atenção voltada especialmente para as mães e crianças. Dentre essas ações estão a implantação da Pediatria 24h no Hospital Dr. José Maria de Morais, a criação do Corujão da Saúde que também oferece pediatria e outras especialidades, a diminuição das filas de espera nos postos de saúde, o diagnóstico precoce da situação dos pacientes e a facilidade da população ter acesso as consultas especializadas.

Além disso, segundo a assessoria da prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde, juntamente com as Equipes de Saúde da Família (ESF’S), oferecem o Pré-natal qualificado com ginecologistas obstetras capacitados e que humanizam o atendimento durante toda a gestação e também após o nascimento do bebê.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar