Fórum de Educação Infantil movimentou Coronel Fabriciano

Divulgação

Cerca de 700 Educadores participaram do encontro realizado na Assembleia de Deus

A Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano realizou o 1º fórum da Educação Infantil. Com o tema “Concepções de Infância”, o evento teve como objetivo dialogar com gestores, professores e monitores a infância em suas múltiplas dimensões. Cerca de 700 educadores dos Centro Municipal de Educação Infantil (Cmeis) e escolas da região que oferecem a modalidade participaram do encontro dias 15 e 16, na igreja Assembleia de Deus, no bairro Giovanini.

Na sexta-feira, a doutora em Alfabetização na Educação, Emília Cipriano, ministrou uma palestra sobre a alfabetização na educação infantil. “Trabalhar com crianças requer um conhecimento especializado porque contribuímos para a formação da sua personalidade”, disse. Além dos educadores, o fórum também contou com a presença da comunidade, doutorandos e especialistas na área da Educação Infantil.

No sábado, os participantes se reuniram em uma mesa redonda para discutir e propor ideias com o intuito de trocar experiências e adquirir conhecimentos. Para o secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra, essa é uma discussão importante na educação. “Discutimos dois pontos fundamentais; a alfabetização antes dos cinco anos de idade e as atividades que podemos oferecer para contribuir como desenvolvimento da criança”, disse.

Atualmente, cerca de 3.600 crianças de até 5 anos são atendidas na Rede Municipal de Ensino. O município percebeu a necessidade de refletir sobre os rumos da Educação Infantil, concepções e direito de cidadania em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular. “Nos últimos dias, visitei as escolas para entregar os uniformes, fizemos uma lista do que cada escola precisava e compramos materiais novos, reformamos. Os alunos contam com o Aprende Brasil do Sistema Positivo, um dos melhores do país. E o objetivo é esse: sempre promover capacitação para os professores, para que eles possam oferecer um ensino de qualidade para nossos alunos”, conclui o prefeito, Marcos Vinicius.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar