Ipatinga aprova 12 diretrizes de Meio Ambiente

Divulgação

Entre as ações eleitas estão coleta seletiva e arborização urbana

Com o tema “Meio Ambiente: do local ao global”, dezenas de representantes da sociedade civil organizada, instituições, Ministério Público, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros participaram, no plenário da Câmara de Vereadores, da 13ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Ipatinga. Os participantes elegeram 12 diretrizes, em quatro eixos temáticos, que visam o aperfeiçoamento e fortalecimento das ações ambientais que atualmente já estão em fase de implantação no município: Coleta seletiva; Arborização urbana; APA Ipanema e o Plano de Prevenção, Controle e Combate de Incêndios Florestais. As diretrizes aprovadas serão agora trabalhadas no município durante o biênio 2019/2020.

Durante a abertura do evento, realizado no sábado (24), o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gilmar Luciano, lembrou que a 13ª Conferência Municipal acontece após a realização das pré-conferências, que reuniram diversos representantes de entidades ambientalistas, empresariais e associações de moradores. “Juntos, estamos construindo alternativas sustentáveis, criativas e eficazes que beneficiarão a todos agora e, também, as futuras gerações”.

O geógrafo e professor do Instituto Federal de Minas Gerais, campus avançado de Ipatinga, Elder Beltrame, destacou a importância das cidades, por meio dos seus gestores e da população, pensarem soluções para seus problemas ambientais locais antes que se tornem demandas globais. “Cada município possui demandas próprias ligadas ao meio ambiente e possui também a capacidade e a sensibilidade de buscar soluções que atendam realmente os anseios da sua comunidade local.

Nesse contexto, o engajamento da comunidade é vital para se eleger as diretrizes certas que serão trabalhadas, sempre pensando o meio ambiente de mãos dadas com a educação, valorizando também o que já foi alcançado e projetando às futuras gerações mais ações de melhorias”, argumentou.

Após a votações das diretrizes, foram eleitos no encontro os conselheiros não-governamentais que atuarão no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema).


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar