Ipatinga inaugura dia 29 a Sala Mineira do Empreendedor

Divulgação

O prefeito Nardyello Rocha durante reunião com equipe do Sebrae para acertar detalhes sobre iniciativa

Na próxima sexta-feira (29), às 13h, será inaugurada em Ipatinga a Sala Mineira do Empreendedor, resultado de parceria entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e a Prefeitura de Ipatinga.

O principal objetivo da Sala, segundo informações dos organizadores, é reunir em um único espaço o empreendedor, o poder público e as entidades de fomento ao empreendedorismo, diminuindo a burocracia e agilizando processos. Ela vai oportunizar a instalação e aperfeiçoamento de novos empreendimentos, bem como aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região.

Localizada no andar térreo da Prefeitura de Ipatinga, a Sala do Empreendedor funcionará de 11h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nela os empresários poderão receber orientações sobre contas públicas e captação de recursos. Será facilitada, também, a abertura de micro e pequenas empresas (MPE), assim como o registro de microempreendedores individuais (MEIs).

Nesta segunda-feira (25) o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (MDB), acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Campelo Filho, recebeu em seu gabinete uma comitiva do Sebrae. Além da inauguração da Sala Mineira do Empreendedor, a entidade oferecerá ainda uma consultoria à prefeitura, visando uma avaliação e revisão dos processos internos a fim de garantir mais simplicidade e agilidade para quem deseja abrir o próprio negócio.

“O Sebrae já tem todo esse apoio e nós vamos trabalhar para que isso ocorra da forma mais rápida possível. Nós não podemos permitir que a burocracia, que já existe, seja uma barreira para isso. Nós seremos facilitadores, queremos facilitar a vida do empreendedor e ir ao encontro das necessidades das pessoas. É a necessidade do nosso país. Não vamos perder essa oportunidade de fazer juntos”, contextualiza Nardyello Rocha.

Mais agilidade

“A Sala do Empreendedor é uma oportunidade de desenvolvimento para o município. Sua forma de atuação é embasada em três pilares básicos: orientações e informações, serviços e capacitações”, explicou a coordenadora, Andrea Lage. Para ela, uma das grandes vantagens asseguradas é a desburocratização.

Ainda conforme Andrea, dentre outros serviços a Sala terá um atendimento voltado para o Microempreendedor Individual (MEI). “Teremos uma equipe preparada para orientar as pessoas, com consulta de viabilidade do empreendimento, para tirar dúvidas sobre a compatibilidade do exercício daquela atividade pretendida com o local onde o interessado quer se instalar. Após esses procedimentos e deferido o processo, faremos a inscrição no MEI e o cidadão sairá com seu empreendimento formalizado”, detalhou.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar