Levantamento de infestação do Aedes aegypti é encerrado em Timóteo

Divulgação/ PMT

Análise indica o nível de infestação do “mosquito da Dengue” por região

A Secretaria de Saúde de Timóteo encerrou o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), na quinta-feira (09). Quase 1300 imóveis do município passaram por pesquisa para identificação do índice de infestação predial.

O LIRAa é ferramenta fundamental para direcionamento e intensificação das ações antivetoriais, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município. Conforme explica o secretário de Saúde, Eduardo Oliveira Morais, o LIRA’a consiste em uma amostragem trimestral para obter a estimativa da infestação pelo vetor da Dengue, Zika e Chikungunya. “Este mapeamento, que geralmente é realizado em três dias (de 07 a 09 de agosto), identifica as áreas com maior índice de infestação”, resume. Após a pesquisa é realizado o tratamento dos locais onde a coleta foi positiva com monitoramento dos bairros mais infestados.

O Departamento de Vigilância em Saúde e Controle de Zoonoses iniciou a pesquisa larvária na terça-feira (07), nos bairros Macuco, Alphaville, Recanto Verde, Limoeiro, Recanto do Sossego. Na quarta-feira (08), foram investigados os bairros Serenata, Funcionários, Getúlio Vargas, Vila dos Técnicos, Centro-Norte, Vieiras. A análise foi concluída na quinta-feira (09) após a visita aos bairros Ana Rita, Santa Cecília, Bela Vista, Primavera, John Kennedy, Córrego do Caçador e João XXIII.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar