Pedro Cine Fotos
Vale do Aço

Moradores do Novo Cruzeiro apresentam problema de trânsito ao diretor do Dnit

Por: Diário do Aço 16/09/2017 11:32
Wôlmer Ezequiel

Acesso à pista sentido Centro na BR-458 deve ser melhorado, após reivindicação de moradores do Novo Cruzeiro

Uma reclamação antiga dos moradores do bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga, deve ser atendida pelas autoridades em breve. O problema apontado pelos populares está em dois pontos da avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458. A Associação de Moradores do Bairro Novo Cruzeiro (Ambanoc), recebeu a visita do supervisor da unidade do Dnit de Caratinga, Robson Santana, e do deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB).

O primeiro alvo de reclamações é a saída da avenida Roberto Burle Marx para a rodovia. O segundo, e mais problemático, é o retorno próximo à sede do Corpo de Bombeiros sentido ao Centro. Os populares alegam que diversos acidentes já aconteceram nas imediações e que o risco de algo mais grave é considerável.

Conforme o líder comunitário Cosme Matos, essa situação foi comunicada diversas vezes aos órgãos competentes e também para a mídia, a fim de dar visibilidade e motivar as ações necessárias para as correções exigidas. “A nossa preocupação não é só com os moradores do Novo Cruzeiro, por esta via circulam pessoas de toda a cidade de Ipatinga e também de cidades próximas. Precisamos fazer algo, antes que ocorram mais acidentes e que vidas sejam ceifadas neste local”, pontua.

Em visita ao local, o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) responsável pela via, destacou que o problema pode ter uma solução fácil. “Em uma análise preliminar, não há grandes dificuldades. Vamos propor, de início, que seja feita uma faixa de aceleração que dará maior segurança a quem quiser retornar no sentido ao Centro. Analisaremos, também, a possiblidade de colocar um quebra-molas anterior ao retorno em questão”, avalia Robson.

O supervisor ainda informou que a obra poderá ser realizada dentro do contrato vigente de manutenção da via. “Agora, iremos ajustar o cronograma para que a demanda seja atendida dentro dos próximos dias e seja entregue à população”, reitera o supervisor.

Wôlmer Ezequiel

Robson (ao lado do Celinho do Sinttrocel), indica possíveis intervenções na via

Já na interseção da avenida Burle Marx com a BR-458, o supervisor indicou que uma das soluções possíveis é aumentar alguns segundos do semáforo da rodovia próximo a rua Uberlândia, no Centro. Porém, esta alteração seria a cargo da Prefeitura de Ipatinga.

Projeto Paisagístico

A área que poderá receber a intervenção está à borda do complexo paisagístico do Parque Ipanema, projetado pelo renomado arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. Por isso, a reforma deverá levar este fator em consideração, como indica o deputado Celinho. “Todo o projeto urbano-paisagístico desta área tem que ser olhado com muito carinho. O Dnit irá estudar quais serão as medidas compensatórias que devem ser feitas após a retirada de algumas árvores do canteiro e realização da obra”, pontua o deputado.

Para a construção da faixa de aceleração, será necessária a supressão de algumas árvores do amplo canteiro central da via. Esta ação também é de responsabilidade da Prefeitura, segundo o supervisor do Dnit em Caratinga.

O presidente da Ambanoc, Erson Vieira, agradeceu a visita de Robson Santana e espera que a obra seja realizada em breve. “Agradeço o deputado Celinho que viabilizou este encontro com o supervisor do Dnit. O Robson foi solícito com a comunidade do Novo Cruzeiro e nos deu a garantia que este problema será sanado, em breve. Aguardamos ansiosamente o começo da obra”, conclui Erson.



Postado originalmente por: Diário do Aço

Veja também
%d blogueiros gostam disto: