Pedro Cine Fotos
Vale do Aço

Moradores reiteram pedido por melhorias em rua do Veneza II

Por: Diário do Aço 08/04/2018 10:32
Wôlmer Ezequiel

A rua Teresópolis, no bairro Veneza, é alvo de reclamações há vários anos

Depois de várias reclamações e abaixo-assinados, os moradores da rua Teresópolis, bairro Veneza, em Ipatinga, não aguentam mais esperar por melhorias na via. Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, são diversos problemas que eles enfrentam há anos, como erosão da rua, mato alto, falta de iluminação e entulho.

Em entrevista ao Diário do Aço, a moradora Marli Soares, de 52 anos, informou que a quantidade de chuva registrada na região nos últimos meses provocou a queda de um trecho da rua. “Além disso, parte do asfalto que sobrou, está oco por baixo, e a erosão está cada vez pior. E já pedimos para Administração Municipal resolver isso há meses e até agora não tivemos nenhum retorno”, reclama.

Uma alternativa encontrada pelos moradores foi pedir um caminhão de cascalho à administração municipal, para que eles mesmos pudessem fazer uma obra paliativa, antes que a situação ficasse mais séria ainda. “Vale lembrar que não somos a favor disso, porque o certo seria a própria prefeitura resolver o problema. Não podemos esperar mais, porque a erosão está se aproximando da rede de esgoto também, aí vamos ficar sem água e sem rua”, critica.

Veículos

O motorista Ronan Bruno de Oliveira, de 34 anos, afirma que não há como caminhão subir a rua, por causa do risco de desabar. Com isso, os moradores ficam privados de receber encomendas, como compras de supermercado, móveis ou eletrodomésticos. “Acho um descaso geral. Caminhão já não sobe aqui. Temos que buscar as encomendas a pé ou pedir alguém para trazer. Quando está chovendo, deixo até o meu carro na rua debaixo, porque tenho medo de a via cair. Acredito que mais uma chuva forte, não aguenta; vai desabar tudo”, alerta.

Mato e iluminação

A técnica da segurança do trabalho, Patrícia Almeida Chaves, de 36 anos, também moradora da rua Teresópolis, considera uma calamidade a situação da rua, pois moradores estão praticamente sem via, além de outros problemas. “Isso aqui não é de hoje. Já fizemos vários abaixo-assinados e até agora nada. Tem quatro ou cinco anos que está nessa situação. À noite não temos segurança para subir aqui, porque fica quase tudo escuro. Temos apenas um poste com uma lâmpada bem fraca, que não ilumina direito. Além disso, sofremos com a quantidade de mato e entulho no local. Tudo isso coloca em riso a nossa a segurança”, conta.

Melhorias

Procurada pelo Diário do Aço, a administração municipal de Ipatinga respondeu, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), que já elaborou projeto de melhorias para a rua Teresópolis. “O obstáculo para a imediata execução é a insuficiência de recursos. Contudo, eles estão sendo buscados via emenda parlamentar”, afirma a nota enviada pela assessoria de Comunicação.

Como parte do Programa Mais Luz, Mais Segurança, a Administração Municipal prevê a troca de todas as lâmpadas convencionais da cidade por luminárias de LED, até o final deste ano, e isso inclui a rua citada.
Quanto ao entulho, a nota acrescenta que o local é um dos vários pontos onde ocorre uma situação recorrente no município, que são as áreas públicas já limpas e que voltaram a ser usadas como pontos de descarte irregular de todo tipo de entulho.

“Esse ponto já foi limpo quatro vezes nos últimos meses. Recentemente foi instalada uma placa de ‘Proibido jogar lixo e entulho’. Porém, algumas pessoas insistem em fazer o descarte irregular de entulho na via. Uma quinta limpeza está sendo programada e deverá ocorrer em breve”, conclui.
As denúncias de descarte irregular de lixo e entulho podem ser feitas pelo Disque Denúncia, que também é WhatsApp: (31) 9 8587-5724.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br