Anuncie
Vale do Aço

Números da Febre Amarela aumentam em Minas

Por: Diário do Aço 14/03/2018 18:32
Arquivo Agência Brasil

Estado estima que quase 2 milhões de pessoas ainda não foram vacinadas

O surto da febre amarela tem se agravado no estado de Minas Gerais, como aponta o informe epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na terça-feira (13). De julho de 2017 até o momento já são 365 casos confirmados, dos quais 133 evoluíram para óbito. Entre a semana passada para esta, a secretaria registrou 25 mortes em decorrência da doença.

Para o órgão, o aumento nos números confirmados é resultado da combinação de dois fatores. O primeiro é que a atual região da epidemia é a área mais populosa de Minas Gerais, pois abrange a capital Belo Horizonte e 17 municípios da região metropolitana. O outro fator é a celeridade no diagnóstico da doença, alcançada com algumas estratégias adotadas pelo Estado.

Outros 630 casos ainda estão em investigação, de acordo com o boletim. Dentre os casos em investigação, há registro de 11 pacientes com histórico de vacinação prévia e exame positivo para febre amarela. A secretaria afirma que a eficácia da vacina varia de 95% a 98%, considerada eficaz e segura na prevenção da transmissão do vírus.

Cobertura Vacinal

Ainda segundo o informe epidemiológico, a estimativa é que 1.986.836 pessoas não foram vacinadas contra a febre amarela. Contudo, a cobertura vacinal do estado atinge, aproximadamente, 90% de toda a população.
A Secretaria Estadual de Saúde salienta que as ações de intensificação vacinal são realizadas em 461 municípios mineiros. Minas Gerais ainda apresenta 23 Unidades Regionais de Saúde com cobertura vacinal menor que 95%.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br