Operação da PM remove veículos estacionados na BR-458

Em toda a extensão da avenida é possível encontrar carros estacionados irregularmente


Quem estacionou o veículo ao longo da Avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458 em Ipatinga, pode ter tido uma surpresa desagradável durante a terça-feira (25). A 12ª Companhia de Policiamento Militar Rodoviário realizou uma operação de remoção dos veículos estacionados no acostamento da via.

A ação da Polícia Militar foi feita desde a Praça Caratinga, no Centro até as proximidades do Ipatingão. Todo os veículos encontrados parados à margem da rodovia foram guinchados e levados para os pátios credenciados do Detran-MG. De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), constitui infração leve estacionar o veículo “nos acostamentos, salvo motivo de força maior”. Além da remoção do veículo, a infração cabe multa.

O comandante da companhia, major Warley Geraldo Silva, destaca que o acostamento não deve ser utilizado como acostamento. “O acostamento é destinado aos veículos que tiveram necessidade, emergência em parar neste local”, pontua o comandante.

O CTB especifica as situações que o acostamento deve ser utilizado. Por exemplo, a conversão à esquerda, trânsito de pedestres, ciclomotores e veículos de tração animal, e trânsito de viaturas e ambulâncias em casos de urgência.

No trecho urbano da BR-458, entre a portaria Central da Usiminas e o bairro Vila Ipanema ainda tem um agravante de se parar no acostamento. A faixa na pista sentido ao bairro Cariru é utilizada por ciclistas nos dois sentidos. Quando encontra veículos estacionados sobre ela, os ciclistas são obrigados a irem para a pista de rolamento dos veículos automotores, com riscos de atropelamento.

Semana Nacional de Trânsito

Segundo o comandante major Warley as ações da companhia foram intensificadas durante a Semana Nacional de Trânsito, iniciada no dia 17 e finalizada nesta terça-feira. “Nós da 12ª Cia de Policiamento Militar de Trânsito reforçamos as nossas operações neste período, não é só na BR-458 como em outras áreas. Além da remoção dos veículos fizemos ações de conscientização”, detalha o major.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar