28 Congresso
Vale do Aço

Portal do Parque Estadual do Rio Doce em Timóteo mostra potencialidades

Por: Diário do Aço 05/12/2017 18:32
Divulgação

O Portal do Macuco está preparado para receber turistas e guias já foram treinados, informa a Prefeitura de Timóteo

O Projeto Vivência Rural e Turística do Macuco, de iniciativa da Coordenação de Turismo da Secretaria de Planejamento de Timóteo, atraiu vários participantes. As atividades foram desenvolvidas no Portal de Timóteo do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), localizado no bairro Macuco.

“Alcançamos os objetivos com a participação de membros do Programa de Economia Solidária e os produtores da gastronomia e do artesanato do Macuco e Celeste”, destacou o coordenador de Turismo, Gentil Pires. A proposta é estimular o desenvolvimento econômico, incluindo a implantação de estabelecimento voltado para a gastronomia, utilizando estruturas existentes nas proximidades do portal.

Durante o projeto, a gastronomia local foi destaque, utilizando a banana como ingrediente principal. Foi servido aos participantes “guisado” de carne moída com umbigo de banana e carne moída com casca da banana verde, além de um cantinho apresentando a tradicional culinária mineira.

Os participantes também foram levados para conhecer um fabricante de móveis rústicos residente nas proximidades, que trabalha de forma artesanal e utilizando equipamentos antigos para produção de cadeiras de balanço, espreguiçadeiras, bancos e tamboretes. Em virtude do tempo chuvoso, não foi realizada a caminhada na Trilha da Juquita, que leva até à Lagoa da Juquita, em um percurso de sete quilômetros, ida e volta.

O objetivo com a promoção do Projeto Vivência Rural e Turística do Macuco destacando o Portal de Timóteo do Parque Estadual do Rio Doce foi, além de abrir oportunidades para a gastronomia local, foi de criar e fomentar o roteiro turístico. O Portal do Macuco está preparado para receber turistas que podem agendar visitas pelo telefone 3847 4708. Guias já foram treinados e estão preparados para atender grupos de visitantes.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br