Prefeito de Fabriciano avalia ações realizadas e anuncia novos projetos

Wôlmer Ezequiel

Prefeito de Fabriciano destaca ações da área da saúde e educação

Após o fechamento do primeiro bimestre de 2018, o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius (PSDB), fez um balanço de 2017 e também mostra o planejamento para os próximos meses do ano corrente. Marcos Vinícius (PSDB) informou que a saúde continua sendo um dos focos principais da sua gestão.

Em entrevista ao Diário do Aço nesta quinta-feira (8), o chefe do Executivo de Fabriciano destacou que as ações realizadas em todas as áreas foram possíveis graças à mudança no modo de administração. “Quando assumimos a administração tivemos que decretar estado de caos administrativo. Diminuímos cargos, estamos racionalizando as despesas e priorizando as políticas públicas que devem ser feitas, além de estabelecer parcerias com o Governo Federal”, disse o prefeito.

Uma das implantações que tem gerado economia são os sistemas de informatização em diversos setores do Governo Municipal. “Ano passado implantamos um sistema para o controle do abastecimento e manutenção da frota da prefeitura. Hoje temos uma redução de 20% do custo, o equivalente a R$ 25 mil por mês. Estamos iniciando a informatização de todas as operações da área da Saúde e também implantaremos na Educação”, pontua Marcos Vinícius.

Saúde

A Saúde pública de qualidade foi a principal bandeira da campanha de Marcos Vinícius. Ele avalia que em 2017 houveram avanços significativos, mas é necessário melhorar mais. “Conseguimos promover assistência médica de média e alta complexidade aos moradores de Fabriciano. Implantamos o Corujão da Saúde e, posteriormente, o Corujão da Especialidade, programas que estão dando muito certo. Também descentralizamos a farmácia para os PSF’s. Outro avanço foi nas cirurgias eletivas que estavam paralisadas há alguns anos, hoje realizamos uma média de 40 cirurgias por mês, fora as de urgência. Temos muitas dificuldades com o Governo do Estado em relação a gestão do Hospital José Maria Morais. Mas assumimos e estamos mantendo as portas abertas”, afirma.

Wôlmer Ezequiel

Marcos Vinícius ainda ressaltou a conclusão do edifício atrás do paço municipal

A partir deste mês a administração inicia o mutirão de cirurgias ginecológicas; 160 mulheres devem ser atendidas. Outro programa que será lançado é o acompanhamento pré-natal das gestantes fabricianenses.

Educação

Para o prefeito, entre os principais avanços da Rede de Ensino Municipal está a merenda e implantação do sistema Aprende Brasil. “Oferecemos cinco refeições diárias para os estudantes. Agora, o sistema pedagógico é o do grupo Positivo utilizado por muitos colégios particulares, a tendência da educação é melhorar”, salienta Marcos Vinícius.

Déficit de Habitação

Por fim, o prefeito ressaltou a necessidade de diminuição do déficit habitacional do município. “Cerca de 4 mil famílias não possuem casa. Já assinamos o projeto de construção de 278 unidades habitacionais no Contente e temos previsão de oferecer outras 500 unidades. Este impacto é muito positivo para toda a população”, afirma

Fabriciano recebe mais de 50 prefeitos do Leste de Minas

Wôlmer Ezequiel

O prefeito destacou que, nesta gestão da AMM, o Vale do Aço e Leste de Minas tem uma boa representatividade

Nesta sexta-feira (9), Coronel Fabriciano recebe representantes dos municípios do Leste de Minas e da região do Médio Piracicaba. Já está confirmada a presença de 50 prefeitos para o 2º Fórum dos Prefeitos do Leste de Minas Gerais. O evento promovido é pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e visa discutir assuntos de relevância para as administrações municipais, no momento.

Segundo o prefeito de Coronel Fabriciano e vice-presidente da AMM, Marcos Vinícius (PSDB), somente com a união dos representantes dos municípios é possível realizar políticas públicas de qualidade. “A AMM nos dá condições de unificar os municípios do entorno. O fórum será o momento de nós fazermos as nossas reivindicações e definirmos uma pauta única para que seja uma pauta forte”, explica o prefeito.

A primeira pauta a ser trabalhada é a redefinição do pacto federativo. Os municípios de todo o país discutem a forma de distribuição da arrecadação dos impostos e as operações realizadas no repasse de verbas. “Esta será uma oportunidade de discutir também sobre as dívidas do Governo de Minas, que deve repasses para todos os municípios do estado”, destaca Marcos Vinícius.

Outro ponto que será tratado na tarde desta sexta-feira é o novo planejamento de gestão da Segurança Pública que começa a ser discutido no Palácio do Planalto. Na quarta-feira (7), o presidente da República, Michel Temer, reuniu com os prefeitos das capitais e defendeu que os municípios tenham função mais efetiva nesta área.

Por fim, também serão abordadas pelos prefeitos as obras de duplicação da BR-381. O intuito é formular um documento que exija a garantia do Governo Federal sobre o aporte dos recursos para a continuidade e finalização da obra que gera forte impacto em todo o estado, mas especialmente na região Leste.

O prefeito de Coronel Fabriciano destacou que, nesta gestão da AMM, o Vale do Aço e Leste de Minas tem uma boa representatividade dentro da associação e que isso gera benefícios para a comunidade. “A nossa região está muito bem representada, não só por mim, mas com a participação de outros prefeitos da região. Com voz mais ativa, temos condições de trabalhar ainda melhor as políticas públicas em conjunto para a população destes municípios”, conclui Marcos.


Prefeito de Fabriciano avalia ações realizadas e anuncia novos projetos


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar