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Vale do Aço

Procon de Ipatinga passa a funcionar em novo endereço

Por: Diário do Aço 28/12/2017 17:32
Arquivo Diário do Aço

Novo espaço do Procon fica na rua Edgar Boy Rossi, ao lado da prefeitura, no prédio onde já funcionou o Cesec

Está marcada para as 10h do dia 5 de janeiro a inauguração da nova sede do Procon de Ipatinga. O novo espaço, que pertence ao município, está sediado à rua Edgar Boy Rossi, 170, no Centro da cidade, em frente ao CadÚnico, no prédio onde já funcionou o Cesec.

Além de o novo endereço ser de fácil acesso ao público, a mudança do Procon representa para a Prefeitura de Ipatinga uma economia mensal de R$ 7 mil com despesas de aluguel do antigo prédio na rua Diamantina. Para o usuário, haverá mais espaço disponível, com maior comodidade. As novas acomodações contam com 6 salas, 2 banheiros, bebedouro, amplo pátio e estacionamento.

A mudança de endereço também se tornou necessária, já que o Procon de Ipatinga, que é ligado à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), passa a partir de agora a fazer parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec). Um sistema informatizado que funciona por meio da integração das bases de dados online, usadas pelos Procons de todo o país. Esse sistema público permite o registro das demandas individuais dos consumidores que recorrem aos Procons. Ele ainda consolida registros em bases locais e forma um banco nacional de informações sobre problemas enfrentados pelos consumidores.

“Por meio dele, é possível fazer consultas online de processos em andamento, por exemplo. Esta integração ao Sindec permite ainda, aumentar, junto à sociedade, a transparência dos problemas que ocorrem no mercado de consumo, bem como o Procon de Ipatinga resolve essas demandas. O acesso às informações sobre as demandas registradas pelos Procons tem o potencial de contribuir para o exercício do poder de escolha por parte dos consumidores”, afirma o Secretário da Sescon, Amador Francisco da Silva Neto.

Mais conciliações

Atualmente, o Procon de Ipatinga faz em média cerca de 30 atendimentos/dia. Contudo, este número pode aumentar em torno de 30% logo após as datas comemorativas de maior apelo comercial, como o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros.

Entre as principais demandas atendidas pelo órgão ao longo de 2017 está a insatisfação dos consumidores com os serviços prestados pelas empresas de telefonia. Em seguida, vêm as reclamações ligadas a empréstimos consignados. Problemas com eletrodomésticos e eletroeletrônicos e prestação de serviços também se destacam nesta lista, assim como as demandas relacionadas aos planos de saúde.

Mas um dado positivo é que, em 98% dos casos, são feitos acordos sem a necessidade de abertura de processos na Justiça. São as chamadas conciliações, o que tem otimizado e dinamizado os atendimentos, sem onerar os cofres da Prefeitura. Neste ano, as conciliações aumentaram cerca de 35% em relação aos anos anteriores.

O Procon funciona de segunda a sexta-feira, no horário de meio-dia às 18h. Conta com quatro advogados e quatro atendentes contratados para resguardar os direitos do consumidor. Os telefones para contato, são: 3829-8444 e 3829-8440.



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