Anuncie
Vale do Aço

Programa DST/Aids de Timóteo fará abordagem de motoristas

Por: Diário do Aço 30/11/2017 18:32
Divulgação

Teste do HIV é incentivado nas campanhas que lembram o Dia Mundial de Combate à Aids

A Secretaria de Saúde de Timóteo chama a atenção nesta sexta-feira, 1 de Dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, para a blitz que será realizada em frente ao Centro de Especialidades do Primavera, na avenida Acesita. A iniciativa, coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Programa DST/Aids, busca atingir maior conscientização da população, reforça a necessidade de proteção com o uso de camisinha, além de aconselhar a fazer o teste para diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis.

“No dia 1 de Dezembro, queremos incentivar as pessoas a se cuidarem mais, fazer uso do preservativo e fazer o teste rápido”, explica a coordenadora do Programa, a médica infectologista Carmelinda Lobato. Ela acrescenta que qualquer pessoa pode fazer o teste, desde que passe pelo aconselhamento. “A realidade dos pacientes soropositvos ainda é marcada por preconceitos. O Brasil é um dos poucos países do mundo onde o paciente tem acesso universal ao tratamento. Esse tratamento não oferece a cura mas é efetivo”, explica Carmelinda.

Aumento
A médica chama atenção para o aumento do número de casos de HIV entre homens jovens e, também, o aumento dos casos de sífilis. “O Brasil vem enfrentando epidemia de casos de sífilis e isso significa que as pessoas não estão usando preservativo nas relações sexuais”, diz a infectologista.

O Programa DST/Aids realiza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C no Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa DST/Aids, no Primavera, das 8 às 13h. Para mais informações ligue para 3847-7624.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br