Anuncie
Vale do Aço

Programa Rio Vivo contempla 150 propriedades rurais de Ipatinga

Por: Diário do Aço 12/01/2018 18:32
Secom/ PMI

A iniciativa conta com o apoio técnico do IBIO, agência do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Doce que trabalha para promover a gestão sustentável dos recursos hídricos

Em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), a Prefeitura de Ipatinga vem desenvolvendo no município o Programa Rio Vivo, para a recuperação ambiental de várias regiões do município.
Os recursos para viabilização das ações são assegurados na cobrança pelo uso da água. A iniciativa conta com o apoio técnico do IBIO, agência do Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Doce que trabalha para promover a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Por meio da iniciativa, deverão ser contempladas 150 propriedades rurais do município com a implantação de tecnologias de infiltração e armazenamento de água – as chamadas barraginhas, que também servem para o controle de atividades geradoras de sedimentos e instalação de caixas secas; expansão do sistema de saneamento, com tratamento de esgoto e água, além de projetos de recuperação de nascentes, monitoramento e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).

Prioritariamente, o Programa Rio Vivo contempla os imóveis rurais pertencentes às comunidades de Pedra Branca, Ipaneminha e Tribuna, onde existam nascentes ou próximos aos cursos d’água.

A apresentação do Programa tem acontecido em visitas realizadas nas propriedades e reuniões com as comunidades. Nestes encontros é que são realizados os diagnósticos de cada situação. A implementação das ações é definida para os imóveis cujos proprietários façam adesão.

A reunião mais recente ocorreu na última quarta-feira (10), na Escola Municipal João Reis, no bairro Limoeiro, onde os proprietários rurais das localidades priorizadas tiveram a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br