Projetos da Ponte Velha estão dentro do prazo, informa DNIT

Wôlmer Ezequiel

Fabiano informou que os prazos da obra podem ser adiantados

O superintendente Regional de Minas Gerais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabiano Cunha, confirmou em entrevista coletiva concedida em Coronel Fabriciano, nesta quarta-feira (12), que as etapas da obra da Ponte Velha estão dentro dos prazos definidos no processo licitatório.

O projeto básico para a execução da obra foi entregue pela a empresa responsável, Vereda Engenharia Ltda., ao DNIT neste mês, como programado no cronograma do contrato assinado sob Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDCI). O DNIT aceitou o projeto e agora aguarda o projeto executivo que deve ser entregue no máximo nos próximos 60 dias.

“As pessoas estão indignadas e com razão, pois estamos lidando com um problema que se arrasta desde 2012. Após licitações frustradas revisamos as propostas técnicas e de orçamento, e estamos dentro dos prazos. O projeto básico ainda está sendo avaliado pelo DNIT e acredito que o projeto detalhado seja entregue antes do tempo máximo”, destaca Fabiano Cunha.

Segundo o superintendente, as obras devem ser concluídas em meados do ano que vem. A expectativa de Fabiano é que a obra seja entregue seis meses antes do fim do cronograma. “O prazo contratual será irrestritamente obedecido. Quero assegurar para vocês que no primeiro semestre do ano que vem a obra será entregue para a sociedade”, pontua o representante do DNIT.

Execução da obra

Apesar do projeto básico já estar com os técnicos do departamento, Fabiano não soube precisar como a obra será executada nem quais são as soluções técnicas apresentadas pela Vereda Engenharia. “A modalidade RDC Integrado flexibiliza, permite que a empresa apresente modificações técnicas. O que tem que ser entregue ao fim é uma obra que tenha tido o reforço estrutural feito, com a assinatura de um responsável técnico que a ponte esteja segura e com condições de ser utilizada. Alargar para o lado A ou B são detalhes que serão definidos no projeto final”, disse o superintendente.

Em entrevista no mês de julho, ao Diário do Aço, o diretor da Vereda Engenharia, Guilherme Siqueira informou que a maior probabilidade é de que seja construída “uma nova ponte em volta da velha para reforçar a estrutura”.

A verba do contrato de R$8.429.998,00 já está toda empenhada e mesmo com a troca de presidentes da República o projeto não será suspenso por falta de dinheiro. “O valor obra está totalmente empenhado, assegurando seu início e conclusão sem nenhuma outra intervenção que haja necessidade de paralisação”, finaliza Fabiano.


Projetos da Ponte Velha estão dentro do prazo, informa DNIT


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar